menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Estudantes da UFPA são vice-campeões em evento nacional que promove o encontro de agentes transformadores

O Time Enactus UFPA garantiu, na última semana, o título de vice-campeão nacional no Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB). Neste ano, o encontro ocorreu em São Paulo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e teve como tema “Protagonismo e Paixão”. O evento reúne todos os times brasileiros, além de líderes e agentes transformadores, para compartilhar conquistas, pesquisas e inovações relacionadas à sustentabilidade e ao impacto positivo no território brasileiro. 

Durante o encontro, a Enactus UFPA apresentou os dois novos projetos da equipe, que buscam promover mudanças na consciência ambiental, sustentável e financeira dos cidadãos impactados: o Aruanas e o Biolume. Criado em 2023,  o Projeto Aruanas busca impulsionar a cadeia produtiva do Pará e os frutos naturais da região Norte por meio do beneficiamento de insumos amazônicos, como bacuri, cupuaçu e castanha-do-pará, e da valorização da mão de obra local. 

Já o Projeto Biolume foi elaborado no início de 2024 e tem como objetivo promover o descarte correto do óleo residual, por meio da captação do material com restaurantes parceiros. Os responsáveis pela atividade transformam o óleo de cozinha em biodiesel, fazendo com que a produção do biocombustível seja transformadora para a comunidade local, uma vez que barateia os custos de compra e proporciona uma inserção na consciência ecológica e sustentável. 

Fotografia da apresentação de cinco jovens, quatro mulheres e um homem. Eles veste calça e blazers pretos, camisa vinha e usam um echarpe na cor amarelo. Os jovens estão em cima de um palco, a frente de um telão que projeta uma imagem de bordas coloridas, com o centro na cor branca, com o seguinte texto: APRESENTAÇÃO 04 - UFPA.

Para além do título de vice-campeão brasileiro, o Time Enactus UFPA leva pra casa outros reconhecimentos da Rede Enactus Brasil: o Aruanas ganhou o Prêmio Alimentação em Foco na categoria Semente da Fundação Cargill, o Prêmio Sociedade Sustentável na categoria Desenvolvimento da Sumitomo Chemical e o Prêmio ODS 15 – Vida Terrestre; e o Biolume ficou no Top 5 Inovação Social da Amanco Wavin. O artigo “Novas formas de expressão e de reconfiguração na lógica socioambiental: Negócios de impacto socioambiental” produzido pelos representantes da equipe paraense Marcos Mattos e Silvestre Neto também ficou entre os seis melhores apresentados no Brasil. 

Sobre a Rede Enactus – Presente em 33 países, a Enactus – organização que une estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social – completa 25 anos de atuação no Brasil. Unindo grandes empresas do país, estudantes e professores, a instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times, com mais de 185 projetos desenvolvidos, que movimentaram mais de R$1 milhão em seus respectivos setores e impactaram mais de 83 mil pessoas. 

Saiba mais sobre a Rede Enactus e outras iniciativas na página do Time Enactus UFPA.

TEXTO: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

FOTOS: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 9 - Indústria, Inovação e InfraestruturaODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 15 - Vida Terrestre

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo