Evento discute fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas no Pará

O Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará vai sediar o VII Seminário de Combate ao Fechamento de Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas no Estado do Pará. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 06 de junho, das 8:30h as 12:30h, no Ginásio de Esportes.

Em sua sétima edição, o Seminário busca não apenas fortalecer o movimento de combate ao fechamento de escolas do campo, como solidificar esses espaços nos territórios quilombolas e indígenas no Estado do Pará, reunindo gestores de secretarias municipais e estadual de educação, integrantes de conselhos municipais e estadual de educação, promotores e defensores públicos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, de movimentos sociais e sindicais, professores e estudantes das universidades e redes de ensino para discutir o tema

Os organizadores do evento alertam que embora existam legislações educacionais que estabeleçam parâmetros legais que buscam fortalecer a presença das escolas nas pequenas comunidades do campo, indígenas e quilombolas no Brasil, os dados do Censo Escolar do INEP do ano de 2023 indicam que o fenômeno do fechamento desses espaços continua se intensificando no Brasil e no Estado do Pará. Em todo o país, 160.695 escolas foram fechadas, entre os anos de 2000 e 2023, desse total, 109.173 em espaços rurais. No mesmo período, 8.776 escolas foram fechadas no Estado do Pará, 7.242 delas no campo.

A organização do evento é do Fórum Paraense, dos Fóruns Regionais e Municipais de Educação do Campo, Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Núcleo Agrário do Ministério Público do Estado do Pará, do Núcleo das Defensorias Públicas Agrárias da Estado do Pará e da Comissão do Direito à Educação da OAB /Pará.

Serviço:
VII Seminário de Combate ao Fechamento das Escolas do Campo, Indígenas e Quilombolas
Data: 06 de junho de 2024
Hora: das 8h30 às 12h20
Local: Ginásio de Esportes do Campus UFPA Castanhal
Inscrições via página do evento até o dia 06 de junho

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional, com informação organização do evento

ARTES: Divulgação

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das Desigualdades