Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Guamá sediará, simultaneamente, dois simpósios sobre observação da Terra por satélite. O Mid Term Symposium, da Sociedade Internacional de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto (ISPRS), e o 21° Simpósio Internacional Selper (Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto). As inscrições para ambas as programações estão abertas e devem ser feitas no site do evento até 30 de setembro.
O objetivo da programação é discutir sobre o conhecimento científico acerca do sensoriamento remoto, que, como tema principal do evento, vai abranger técnicas de aquisição de imagens da superfície terrestre por satélite, algoritmos de processamento e análise dos dados, e suas aplicações para a pesquisa e gestão do meio ambiente.
Para o professor Laurent Polidori, atual coordenador da Comissão Científica Internacional da ISPRS, o evento vai contribuir para reposicionar o Brasil na área de sensoriamento remoto, uma vez que, nos últimos anos, o país não estava ganhando muito destaque no cenário internacional no que se refere à área de tecnologias espaciais para observação da Terra. “Regionalmente, é importante para o norte do Brasil ser um lugar onde essas tecnologias são desenvolvidas”, completa o professor, que também acredita que o sensoriamento remoto é importante para o conhecimento da Amazônia, considerando o tamanho do seu território.
A expectativa é que a programação atraia cerca de 500 pessoas de 50 países, com início no dia 4 de novembro, com a brasileira Thelma Krug palestrando sobre “Observações espaciais para monitoramento de indicadores de mudança do clima: desafios e oportunidades”. Já no dia 5, quem fala é Catherine Nakalembe, dos Estados Unidos, na palestra “The future we are cultivating with Earth observations”; no dia 6, o chinês Jianya Gong vai abordar sobre “Intelligent remote sensing satellites: from the Luojia series satellites to the oriental Smart Eye constellation”; e no dia 7, o chileno Jaime Hernandez falará sobre “What is, should be or should never be in South America: Perspectives for remote sensing development”.
Inscrições – Para se inscrever, basta as(os) interessadas(os) acessarem a página de inscrição do ISPRS e da Selper, preencher o formulário e pagar a taxa de inscrição, que terá o valor em dólar. As taxas variam de acordo com a data e podem ser consultadas no site da Selper e da ISPRS. É possível comprar o pacote de eventos para participar dos três simpósios.