Evento na UFPA debate sobre os Programas de Pós-Graduação de Ciências Ambientais e suas contribuições na Agenda 2030

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá o 5º Encontro Acadêmico das Ciências Ambientais – “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030”, que, nesta edição, terá como tema “Mudanças Climáticas e Popularização da Ciência. Estruturado com base na consolidação de 14 clusters, agrupados de acordo com as complementaridades entre as dimensões social, ambiental, econômica e institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o evento contará com uma programação gratuita nos dois primeiros dias. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com o objetivo de promover diálogos e reflexões sobre o papel dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da Área de Ciências Ambientais na Agenda 2030, a programação estimula a troca de experiências entre os programas de pós-graduação e consolida redes de cooperação científica, além de contar também com o lançamento do livro Contribuição das Ciências Ambientais para a COP 30 na Amazônia: Enciclopédias de Boas Práticas. O encontro destaca a importância de discutir e apresentar os avanços da popularização da ciência e a urgência em se debater sobre as mudanças climáticas.

“O EAICiAmb já percorreu diferentes cidades e regiões do país em suas edições anteriores e, no contexto da COP 30, realizar o evento em Belém assume um caráter estratégico e simbólico para o debate global sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. A quinta edição reafirma o protagonismo da UFPA e de suas instituições parceiras no cenário científico nacional, valorizando os programas de pós-graduação da região e colocando a Amazônia no centro das discussões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, declara a professora Julia Cohen, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA.

Sobre as expectativas do evento, a professora comenta que é esperado um fortalecimento da integração entre pesquisadores, estudantes e gestores, além da ampliação de parcerias institucionais e da construção de estratégias conjuntas que resultem em uma maior visibilidade  para as ciências ambientais.

“Os painéis com especialistas trarão informações atualizadas sobre os principais desafios e as soluções, enquanto as mesas com os Clusters da Área de Ciências Ambientais apresentarão um panorama das ações desenvolvidas pela área. Além disso, a programação inclui momentos de convivialidade e será encerrada com a visita técnica à Ilha do Combu, oportunidade para que o público, vindo de diferentes regiões do país, conheça experiências de sustentabilidade local”, detalha.

Lançamento – Durante a programação do 5º Encontro Acadêmico das Ciências Ambientais, também ocorrerá o lançamento de um livro. Colaboração de vários autores, a obra reúne mais de 60 iniciativas de ensino, pesquisa, inovação e extensão vinculadas à implementação dos ODS da Agenda 2030, organizadas por meio das  14 redes colaborativas, chamadas Clusters Temáticos, que envolvem dezenas de Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais de todas as regiões do Brasil. Além das iniciativas, a obra traz notas técnicas do Núcleo de Pesquisa Impacto da Pós-Graduação na Sociedade (NuPIS) e análises de especialistas convidados sobre temas relevantes, como mudanças climáticas, eventos extremos, extensão universitária e divulgação científica. O livro se apresenta, ainda,como uma contribuição concreta para a COP 30, reafirmando o papel das ciências ambientais na construção de soluções compartilhadas para um futuro comum mais sustentável. O livro Contribuição das ciências ambientais para a COP 30 na Amazônia: enciclopédia de boas práticas será lançado no segundo dia do evento, em uma sessão especial, às 8h da manhã.

Além disso, também ocorrerá o lançamento da Sociedade Brasileira de Ciências Ambientais (SBCiAmb), que tem o intuito de promover a pesquisa e a tomada de consciência sobre questões ambientais, causando um impacto duradouro no Brasil. A SBCiAmb foi fundada em 11 de abril de 2025 e sua primeira Diretoria (gestão 2025-2027), empossada durante sua fundação, é composta por membros de todas as regiões do Brasil.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo