menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Evento no Campus de Ananindeua debate educação inclusiva e acessibilidade

"siaces"

O Projeto Física Inclusiva, do Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará, vai realizar a I Semana de Inclusão e Acessibilidade do Campus de Ananindeua (SIACES) nos dias 22 e 23 de novembro de 2018. O evento tem como objetivo discutir o conhecimento do professor em relação aos direitos do aluno com deficiência. As atividades vão ocorrer no prédio anexo da Faculdade da Amazônia (FAAM) e as inscrições seguem abertas.

Para destacar a necessidade de promover, com boa qualidade, o processo de ensino e aprendizagem para a pessoa com deficiência, o evento vai tratar de assuntos sobre Educação Inclusiva e o preparo dos professores para realizá-la. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei de nº13.146/15, assegura a obrigação de ser promovido, em condições de igualdade, os direitos e as liberdades fundamentais para a pessoa com deficiência.

“Temos relatos de muitos alunos que confessam que, simplesmente, ficavam em sala de aula, sem conseguir perceber ou aprender nada sobre as aulas porque os professores alegavam que não sabiam como ensinar um aluno cego, por exemplo. Acredito que são situações graves que não podem continuar a ocorrer”, explica a professora Luciana Gonzalez, coordenadora geral do evento.

Programação – No primeiro dia, sexta-feira, 22, as atividades se iniciam às 8h com o credenciamento e seguem durante o dia todo, com palestras que abordam temas de acessibilidade, como a escrita Braille, tecnologias assistivas e audiodescrição.

Além das palestras, haverá oficinas e exposição de trabalhos que trazem estratégias metodológicas para o ensino inclusivo na área da Matemática, Física, Química, Geografia e Engenharia. “Uma das preocupações na programação do evento foi envolver principalmente profissionais da área das ciências exatas e tecnológicas, em que o tema ainda é pouco discutido”, pontuou a coordenadora do evento.

Inscrições – As atividades são direcionadas para os professores e os futuros professores, porém todos podem participar. As inscrições custam R$5 reais, pode ser realizada pelo site do Projeto Física Inclusiva ou no Campus de Ananindeua, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Laboratório de Física e na secretaria acadêmica.

Na ficha de inscrição, são solicitados dados básicos, como nome completo, CPF e número de telefone. A taxa pode ser paga tanto na secretaria da Universidade Federal do Pará, Campus de Ananindeua, quanto em depósito (dados do depósito disponível no site). Para que a inscrição seja confirmada, é necessário enviar o comprovante de pagamento, com o nome completo e o CPF para o e-mail fisicainclusivaufpa@gmail.com.

Serviço:
I Semana de Inclusão e Acessibilidade do Campus de Ananindeua
Data: 22 e 23 de novembro. 
Local: UFPA – Campus Universitário de Ananindeua (BR 316, Km 07). Na Faculdade da Amazônia – FAAM, em frente ao Instituto Evandro Chagas – Ananindeua. CEP: 67030000.
Inscrições no site do SIACES

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo