Evento reúne agricultores familiares e atores sociais em debate sobre a restauração socioambiental e o protagonismo das comunidades da Amazônia na Cop 30

O Grupo de Pesquisa Refloramaz, por meio do Projeto Sustenta e Inova, em parceria com movimentos sociais e diversas instituições, vai realizar o Seminário Restauração Socioambiental e Justiça Climática: protagonismo dos povos e comunidades locais da Amazônia, nos dias 8 e 9 de abril, no Auditório José Vicente Miranda Filho, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA). O objetivo da realização é debater questões socioambientais que envolvem a Amazônia e suas comunidades, sob o recorte da agricultura familiar, da agroecologia e da restauração socioambiental para a justiça climática, com o intuito de valorizar os saberes locais e pensar em um protagonismo local para a COP 30. 

Para ampliar o debate sobre justiça climática e a restauração socioambiental e proporcionar uma reflexão Pré-COP 30, o evento vai reunir representantes de várias instituições e de diferentes setores da sociedade em uma programação que vai incluir mesas-redondas com convidados especiais, como: Fernando Rebelo, do Centro de Pesquisa em Agricultura Sintrópica (Cepeas); Thiara Fernandes, do Instituto Peabiru; Sara Pereira, da Fase Amazônia; e Joice Ferreira, da Embrapa e Amazônia Sustentável. Serão dois dias de debates e reflexões conjuntas entre pesquisadoras(es), docentes, estudantes, técnicas(os) e extensionistas, agricultoras(es) familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais. 

As inscrições podem ser realizadas via formulário on-line ou na página do Grupo Refloramaz. O evento é aberto a todas(os) e tem organização do Grupo de Pesquisa Refloramaz, que compreende representantes do Ineaf e do Naea (UFPA), da Ufra, da Embrapa e do Cirad; apoio dos Projetos Sustenta e Inova; realizado pelo Sebrae no Pará; correalizado pela Embrapa, pelo Ipam, pelo Cirad e pela Funarbe; e financiado pela União Europeia e pelo Projeto Fefaccion, financiado pela Embaixada da França. 

Programação – Além dos debates, a programação do Seminário Restauração Socioambiental e Justiça Climática: protagonismo dos povos e comunidades locais da Amazônia também terá um momento especial para o  encerramento do Curso de Especialização em Restauração Socioambiental e Sistemas Agroflorestais na Amazônia, promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) e pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O curso foi estruturado de forma participativa, reunindo agricultores, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e representantes de diversas instituições, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos sobre sistemas agroflorestais e fortalecer redes para impulsionar ações e políticas de restauração ambiental. Itinerante, a qualificação passou por mais de dez municípios do nordeste paraense, ampliando o acesso à educação. 

Por fim, haverá, ainda, o lançamento do Fórum dos Agroflorestores para Restauração Socioambiental.

TEXTO: Divulgação Refloramaz, com edição da Ascom/UFPA

ARTES: Divulgação Refloramaz

Relação com os ODS da ONU:

ODS 2 - Fome Zero e Agricultura SustentávelODS 4 - Educação de QualidadeODS 12 - Consumo e Produção ResponsáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo