O Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará (PPGAA-UFPA), do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), vai realizar o I Seminário Internacional Agriculturas Amazônicas (SIAAM). A programação contará com mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, palestras, feiras e cinedebates. O evento ocorrerá entre 16 e 19 de setembro, de forma presencial e on-line, e as inscrições devem ser feitas na página do evento.
A programação tem o objetivo de evidenciar as pesquisas que os docentes e discentes do INEAF têm em curso, por meio do PPGAA e da Faculdade de Desenvolvimento Rural (Facdes), e potencializar a composição de novas redes interinstitucionais e internacionais que envolvam as pesquisadoras e os pesquisadores da UFPA. A expectativa é que cerca de 140 trabalhos sejam apresentados durante o evento.
“É a construção de um espaço em que a sociedade pode dialogar com pesquisas e atividades desenvolvidas pelo INEAF e também dialogar com outros trabalhos sobre agriculturas familiares amazônicas”, informa o professor César Martins de Souza, que integra a organização do evento.
O seminário também contará com a participação de representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Amazonas, do Ministério Público do Pará, da Universidade de Lisboa, de movimentos sociais do campo, entre outros, e será uma importante ferramenta para o intercâmbio de conhecimentos.
Inscrições e programação – Para participar, as(os) interessadas(os) devem acessar a página do evento e preencher os dados solicitados até o dia 15 de setembro, véspera do início do evento. Podem participar estudantes de graduação, de pós-graduação e profissionais que possuam vínculo empregatício. A inscrição é totalmente gratuita e aberta para a comunidade interna e externa da UFPA. Os participantes devem se inscrever independentemente da maneira de participação, seja presencial, seja on-line.
A programação contará com 15 grupos temáticos (GT), quando serão abordados diversos temas, principalmente sobre agriculturas familiares amazônicas e populações tradicionais, tratando de créditos de carbono e rurais, violência no campo, subsídios para agricultura familiar, agroecologia, políticas públicas, economia solidária, comercialização da produção, e mais temas que envolvem a agricultura familiar.
De acordo com o professor César Martins de Souza, a programação será não somente acadêmica mas também cultural, com a realização de uma feira de agricultura familiar e de economia solidária, que ocorrerá nos estacionamentos do Auditório Setorial Básico e do INEAF, além de programação de cinema, cinedebate, apresentação de Pássaro Junino, entre outras atrações.