O Instituto do Patrimônio Cultural (IPC) de Cabo Verde realizará, nos dias 26 e 27 de maio, na Cidade da Praia, a Conferência Internacional “Presença Judaica em Cabo Verde (séc. XIX – XX)”. O evento está com o período de submissão de trabalhos aberto, e pesquisadores de todas as áreas podem participar.
O principal objetivo do evento é incentivar a pesquisa sobre migração da comunidade judaica para Cabo Verde e outros países, a exemplo do Brasil (especificamente os estados da região Norte – Pará e Amazonas), e como a presença dessa comunidade afetou aspectos culturais e sociais nos territórios.
Submissão de trabalhos – Interessados podem enviar as propostas com resumos de até 300 palavras e uma nota biográfica curta para o e-mail conferenciajudeus@gmail.com, conforme ficha de inscrição informada aqui. Passagem e hospedagem de apresentadores são garantidas pela organização do evento.
Os trabalhos a serem submetidos devem estar dentro de um dos oito eixos temáticos seguintes: O contexto histórico da emigração dos judeus para o Ultramar dos impérios europeus, no séc. XIX; Fatores de atratividade de Cabo Verde face à emigração judaica; experiências coevas; A contribuição dos judeus na abertura de Cabo Verde às redes de comércio internacional; Os judeus nas sociedades atlânticas: inserção económica, participação social e influências culturais; Resistência: Práticas sociais e religiosas da comunidade judaica nas sociedades de acolhimento; Herança judaica: do inventário à estratégia de valorização; “Judeudescendente”: uma identidade social nas sociedades atlânticas de origem portuguesa? A dinâmica da construção de identidades; O hebreu aos olhos do outro: mitos e realidade.
Serviço:
Conferência Internacional Presença Judaica em Cabo Verde (séc. XIX – XX)
Data: 26 e 27 de maio
Local: Cidade da Praia (Cabo Verde)
Mais informações site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação