O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal do Pará (PPGSS-UFPA), vai realizar o 3º Seminário Nacional Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Esta edição do evento terá como tema “desigualdades sociais, expropriação da natureza e desafios frente às mudanças climáticas” e ocorrerá de maneira híbrida para melhor participação das(os) interessadas(os). Para participar, as(os) interessadas(os) devem se inscrever no formulário digital do evento, que pode ser acessado aqui, até o dia 10 de novembro.
O objetivo do evento é se consolidar como um espaço para refletir e interpretar as crises econômicas, políticas e sociais que percorrem o cenário internacional e as especificidades das realidades nacionais e amazônicas. Desta forma, o seminário visa contribuir com a ampliação do debate da relevância da pesquisa social nos processos de resistência e lutas por direitos, além de socializar e debater a produção do conhecimento em Serviço Social, no Brasil e na Amazônia.
“O evento se constitui em um importante espaço para ampliar e aprofundar o debate sobre a relevância da pesquisa nos processos de lutas e resistências por direitos sociais, bem como para os desafios postos diante da continuada expropriação da natureza que tem provocado graves mudanças climáticas no mundo que tem ameaçado a vida no planeta”, explica a coordenadora do PPGSS, Vera Gomes.
A programação contará com mesas de debate, apresentação de trabalhos, atividade cultural, conferências e lançamento de livro, sempre no horário das 8h30 às 17h30, na UFPA, Campus Guamá. No total, o seminário vai abordar oito áreas temáticas: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Sexualidades; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social; e Serviço Social, Geração e Classes Sociais.
“Espera-se que o evento se constitua em mais um importante espaço para a reflexão sobre as crises econômicas, políticas e sociais que vêm ocorrendo no cenário internacional, com profundos rebatimentos na realidade nacional e regional. Nesta perspectiva, a programação reunirá pesquisadores e redes de pesquisas de áreas afins e de movimentos sociais que vão debater resultados de estudos e pesquisas sobre o tema do evento, os quais, sem dúvida, expressam e fortalecem as lutas por um outro mundo possível”, completa Vera Gomes.
Inscrições – Com inscrições gratuitas, o evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, assistentes sociais e docentes. Para se inscrever, as(os) interessadas(os) devem entrar no site do seminário, selecionar uma das categorias de inscrição e preencher o formulário com todos os dados solicitados até o dia 10 de novembro.