A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, na próxima terça-feira, 18, o evento “Vozes do Rio: saberes, vivências e adaptação das famílias ribeirinhas diante dos impactos da crise climática”, que integra a programação do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia – COP 30. A iniciativa é aberta a toda a comunidade da UFPA, comunidades ribeirinhas e demais interessados. O objetivo é dar visibilidade às comunidades da região insular de Belém, promovendo o diálogo entre saberes tradicionais, experiências locais e conhecimento científico sobre as transformações socioambientais em curso na Amazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
O evento reunirá representantes de comunidades ribeirinhas para compartilhar vivências, refletir sobre os impactos da crise climática em seus territórios e dialogar sobre formas de resistência e cuidado com a vida com base nos saberes locais. Também participarão pesquisadores e acadêmicos das áreas ambiental e climática, ampliando o debate sobre os efeitos de longo prazo das mudanças do clima na Amazônia e sobre alternativas possíveis para mitigar seus impactos na região.
Além de fortalecer o protagonismo das populações tradicionais, o encontro busca estimular a criação de projetos que deem continuidade a esse diálogo. A programação inclui mesa-redonda com lideranças ribeirinhas, roda de conversa com o público, exposição fotográfica da pesquisa do Projeto Igarapé, oficinas de brinquedista e produção de artesanato, além de uma mostra de artesanato produzido nas ilhas. O evento é aberto ao público acadêmico e não acadêmico.
As atividades serão realizadas no Auditório Vivaldo Reis Filho, no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC); e na Capela Ecumênica da UFPA. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC) da UFPA, com o apoio da UBS do Combu, do Projeto Igarapé, do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED /UFPA) e do Grupo de Estudos Família, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Gefam / UFPA).
Serviço
Vozes do Rio: saberes, vivências e adaptação das famílias ribeirinhas diante dos impactos da crise climática
Data: 18 de novembro de 2025
Horário: 9h às 17h
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) – Auditório Vivaldo Reis Filho, Prédio 1 do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC)
Atividades paralelas: Exposição fotográfica e Feira de Artesanato na Capela Ecumênica da UFPA
Inscrições gratuitas aqui.

