Ex-alunos e professores de Medicina da UFPA criam associação

Foi instituída, na última semana, a Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (AEFAMEDUFPA). A associação tem como um de seus objetivos apoiar as  ações  que buscam preservar a infraestrutura e o acervo cultural da escola que já formou cerca de 9 mil médicos em 105 anos de história.

Fotografia dos membros fundadores da  Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas da UFPA reunidos no Salão Nobre da Faculdade.

Na assembleia realizada no Salão Nobre da Famed/ICM/UFPA, dezenas de pessoas se reuniram presencialmente e também de maneira virtual para debater detalhes sobre a associação, aprovar o Estatuto da AEFAMEDUFPA e eleger a primeira diretoria da entidade.

“A associação vai registrar as histórias e manter viva a memória de mais de 105 anos da formação médica na UFPA e na Amazônia. É, por meio dela, que vamos reconhecer e homenagear grandes nomes da Medicina paraense”, explicou o professor universitário e médico David Bichara, eleito vice-presidente da associação.

Para a médica Luciana Brandão Carreira, professora de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi um momento cheio de expectativas. Ela, que é ex-aluna e também ex-professora da Famed/UFPA, acredita no potencial transformador da AEFAMEDUFPA.

“Ela representa tudo o que a UFPA sempre promoveu na sociedade: o espírito coletivo de construção colaborativa de um mundo melhor, em que a gente pode trazer a educação pública para o cenário das transformações sociais e ainda agregar várias pessoas pensantes e apaixonadas pela saúde e pela dimensão da convivência. Vamos lutar juntos por algo maior do que nós e por uma vida melhor para todos”, explicou a médica.

Projetos e planos – O atual diretor do Instituto de Ciências Médicas (ICM), Silvestre Savino Neto, foi eleito para a presidência da associação. Idealizador do projeto, ele defende a importância do vínculo que a AEFAMEDUFPA reforça entre a Medicina da UFPA e cada um dos profissionais que se formaram ou que atuaram na formação médica na Famed.

Fotografia do diretor do Instituto de Ciências Médicas (ICM), Silvestre Savino Neto. Ele veste jaleco branco, está de pé e discursa para um grupo de pessoas na plateia.

“É uma oportunidade para os ex-alunos continuarem mantendo seu vínculo com a Instituição que lhes formou, podendo contribuir de várias formas para o  desenvolvimento e aprimoramento na formação médica na Amazônia. Nossa primeira missão é o projeto de revitalização do Salão Nobre e do prédio histórico da faculdade, que, em 2024, celebra 100 anos como sede da Faculdade de Medicina da UFPA”, defendeu Silvestre Savino Neto.

Serviço:
Associação dos Ex-Alunos da Faculdade de Medicina da UFPA
Para se inscrever na associação, os interessados devem preencher um formulário on-line simples e aguardar o retorno dos integrantes da AEMEDUFPA.
Formulário: https://encurtador.com.br/cqtJ7
Mais informações: aefamedufpa@gmail.com / (91) 3201.8538
Saiba mais sobre a AEMEDUFPA

TEXTO: Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Médicas da UFPA (ICM)