Com o objetivo de apresentar ao grande público a trajetória do Catalendas, a turma de 2015 do curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, até o dia 6 de julho, a exposição “Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”. A exposição ocorre no Laboratório de Montagem Expográfica, no prédio anexo da Faculdade de Artes Visuais.
Catalendas foi um programa televisivo de enorme sucesso realizado pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), veiculado nacionalmente pela TV Brasil, entre os anos de 1999 e 2013. Nos seus mais de cem episódios, o programa se dedicou a recontar parte das histórias que até hoje povoam o imaginário amazônico.
Narrativas como a do Curupira, da Cobra Norato e do Guaraná são alguns exemplos das temáticas abordadas pelo programa. Uma marca registrada do Catalendas era a estética do teatro de bonecos, desenvolvida pelo In’ Bust, grupo pioneiro neste tipo de linguagem, que incorporou como inspiração cenográfica a biodiversidade da Região Amazônica.
Partindo dessa biodiversidade – e também da ideia de diversidade cultural –, a exposição propõe estabelecer um diálogo entre Academia e comunidade, na qual o escopo dessas narrativas possa ser visto como de fato é: um conjunto de saberes tradicionais que, ao extrapolar o imaginário, o fantástico e o maravilhoso, fala da relação das pessoas com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que aponta em direção ao futuro.
Serviço:
Exposição:“Eu vou, mas eu volto! Catalendas e o Imaginário Amazônico na TV”.
Data: 06/06 a 06/07/2018.
Local: Laboratório de Montagem Expográfica (anexo da Faculdade de Artes Visuais/Campus do Guamá).
Horários: 10hàs 17h
Contato: exposicaocatalendas@gmail.com
Texto e arte: Divulgação