Receber reclamações, elogios, denúncias, sugestões, pedidos de informações sobre os serviços e os atendimentos prestados pela Universidade. Esse é o papel do Sistema de Ouvidoria da UFPA. Desde 2006, a Ouvidoria recebe diversas manifestações, seja de alunos, de professores, de servidores, seja da comunidade.
Com a sistematização das manifestações, a Ouvidoria pode identificar problemas recorrentes e os pontos que precisam ser aprimorados pela Universidade, sugerindo mudanças. “A Ouvidoria é a voz da população dentro da Instituição. É por intermédio dela que a população exerce sua cidadania exigindo o cumprimento de seus direitos”, afirma o ouvidor geral, Jefferson Galvão.
Este ano, já foram registradas 635 manifestações, nas quais prevaleceram as da categoria Reclamação, com 410 registros até o momento. Jefferson Galvão explica que, por meio dessa participação e do conhecimento desses problemas, a Universidade pode aprimorar o padrão de serviços no atendimento à comunidade universitária e à sociedade em geral, de forma mais eficiente e efetiva.
Como funciona a Ouvidoria? – Qualquer pessoa, com ou sem vínculo com a UFPA, pode fazer uma manifestação pelo site da Ouvidoria, na seção “Cadastre uma Manifestação”. O ouvidor geral, Jefferson Galvão, explica que a Ouvidoria encaminha essas manifestações para a Unidade demandada, que tem até 8 dias úteis para responder.
Uma vez encaminhada a resposta definitiva da Unidade, a Ouvidoria avalia se a resposta é satisfatória e encaminha-a para o manifestante. Se a Unidade não responder no prazo, a Ouvidoria torna a cobrar até ela responder. Não havendo resposta, é dada ciência ao reitor e registrada no relatório enviado à Controladoria Geral da União.
O espaço físico da Ouvidoria fica localizado no térreo do Espaço de Recreação Vadião da UFPA, e ela é diretamente subordinada ao Gabinete do reitor. O setor, que normalmente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, presencialmente e/ou por telefone (3201-7579 ou 32017649), encontra-se fechado por motivo de reformas até o dia 16 de novembro de 2018.
Texto: Matheus Luz – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação