Faculdade de Ciências Naturais reúne estudantes para propor um ensino mais consciente sobre as pautas ambientais

A Semana do Meio Ambiente é uma ação mundial realizada anualmente, que tem como objetivo reunir instituições públicas, privadas e organizações não governamentais em programações que envolvam a conscientização e atuação em ações que reduzam os problemas ambientais enfrentados em todo o globo. Como parte desse movimento, a Faculdade de Ciências Naturais da Universidade Federal do Pará (Facin/UFPA) vai realizar a I Semana do Meio Ambiente das Ciências Naturais no período de 26 a 30 de junho, no Campus Básico. O prazo para submissão de trabalhos e produtos em diversas categorias segue aberto até 10 de junho, com premiação para os melhores avaliados.

Com o tema “Ética e Responsabilidade Social no Ensino das Ciências”, esta primeira edição do evento terá palestras, minicursos e mesas-redondas com convidados do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), do Instituto Evandro Chagas e com pesquisadores da UFPA. A proposta das discussões é refletir sobre o papel dos professores e pesquisadores para a formação de uma sociedade mais consciente sobre os impactos socioambientais gerados pelos seres humanos.

“Entendemos que o ensino de Ciências é crucial para a compreensão dos desafios ambientais que atualmente estamos enfrentando, como os processos naturais, interações entre os seres vivos e o ambiente e as consequências antrópicas sobre a natureza. Nosso desafio é formar uma geração de professores socialmente mais conscientes e engajados com as questões ambientais capazes de causar mudanças efetivas para a comunidade em que vivem”, informa a professora Rachel Macedo, membro da comissão organizadora do evento.

Como Participar – O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das Ciências Naturais, além de professores e pesquisadores interessados nas questões ambientais. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição na página do evento do evento até o dia 26 de junho, mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$12.

“É superimportante a disseminação de conhecimentos sobre os impactos ambientais tendo em vista a nossa localização na Amazônia Legal. Nossa expectativa é que grande parte da comunidade acadêmica possa participar dessa troca de conhecimentos para pensarmos, juntos, o ensino mais consciente, transversal e interdisciplinar”, reitera Rachel.

Submissão de trabalhos e produtos – A iniciativa aceita a submissão de Resumos Expandidos nas áreas de “Conservação e Biodiversidade”, “Economia Sustentável e Gerenciamento de Resíduos”, “Educação Ambiental e Formação de Professores”, “Metodologias e Práticas em Educação Ambiental”. Serão aceitos resumos expandidos por inscrição, com até oito autores por resumo, e os trabalhos não devem ter sido publicados anteriormente.

Também serão aceitos os envios de materiais didáticos e fotografias relacionados ao meio ambiente, via formulário de inscrição próprio, que pode ser acessado na página do evento do evento. As produções devem ser enviadas até o dia 10 de junho, e os inscritos no “Click do Meio Ambiente” devem levar a fotografia impressa em papel A4 para ser exposta durante o evento. Será aceita uma submissão por pessoa. Ao final do evento, serão selecionados um resumo expandido e uma fotografia para receberem premiação.

Serviço:
I Semana do Meio Ambiente das Ciências Naturais
Data: 26 a 30 de junho de 2023
Local: Faculdade de Ciências Naturais, Campus Básico
Inscrições: até o dia 26 de junho, na página do evento do evento
Submissão de Resumos, Materiais Didáticos e Fotografias até o dia 31 de maio, também via página do evento do evento.

Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação