O Projeto de Educação e Justiça Social (Edujus), da Faculdade de Educação (FAED), está com inscrições abertas voltadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação tem como objetivo identificar esses discentes, bem como os fatores que contribuem para a retenção, reprovação e evasão desses alunos, além de promover ações que prezam pela permanência e pelo êxito destes em seus respectivos cursos.
O projeto iniciado em maio deste ano conta com um formulário on-line que receberá inscrições por prazo indefinido. Com isso, pretende-se acolher discentes de diferentes cursos, que serão acompanhados pedagogicamente por alunos e profissionais licenciados voluntários, promovendo com discentes e docentes atividades inter e transdisciplinares.
De acordo com o professor Willian Lazaretti, os alunos que participam do projeto acreditam estar lançando um olhar mais humanizado aos discentes em situação de vulnerabilidade social, que colaboram para que estes estudantes sejam ouvidos, acolhidos, incentivados e auxiliados a se manterem em seus respectivos cursos. Estes alunos, que por vezes passam por situações de desrespeito ou invisibilidade, encontram no projeto um espaço acolhedor, de percepção, em que os bolsistas e os voluntários se colocam no lugar do outro.
Como participar – A ação acontece em duas etapas. Na primeira, o aluno interessado deve preencher o formulário, que apresenta questões relacionadas ao seu perfil socioeconômico, ao curso, ao período matriculado e às informações que auxiliaram na tomada de decisão do projeto. Na segunda etapa, os discentes selecionados serão ouvidos para que seja desenvolvido o Plano Individual de Atendimento (PIA), documento elaborado em conjunto com o aluno e um educador colaborador para identificar as potencialidades e dificuldades que impactam a permanência deste estudante no seu curso para, a partir deste diagnóstico, pensar em ações para o bom desempenho e êxito do estudante na formação superior.
O Edujus pretende desenvolver ações de apoio com base em informações colhidas, encaminhando-as como relatórios ao núcleo docente estruturante dos cursos, para que dialoguem sobre as dificuldades evidenciadas no cotidiano dos alunos assistidos. Com as informações colhidas, também se pretende promover seminários de diálogos com temas pautados pelos discentes, atividades artístico-culturais e acadêmico-científicas buscando o diálogo entre os sujeitos, seus saberes culturais e os conhecimentos científicos que auxiliem na permanência e no acolhimento dos alunos.
Alunos interessados em se voluntariar para a ação podem expressar seu interesse pelo e-mail edujus.ufpa@gmail.com.
Serviço:
Projeto de Educação e Justiça Social
Inscrições pelo formulário.
Texto: João Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes