As inscrições para a 2ª edição da Jornada Acadêmica de Etnodiversidade estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 23 de junho. Com o objetivo de oportunizar discussões relacionadas à formação diferenciada de educadores e educadoras de populações tradicionais, o tema deste ano será ‘‘10 anos na luta por uma Universidade plural’, em alusão aos 10 anos da graduação da primeira turma do Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento, do Campus Altamira. O evento é organizado pela Faculdade de Etnodiversidade (Facetno), do Campus Altamira, e ocorrerá entre os dias 6 e 22 de julho no formato virtual.
Com o propósito de debater questões relacionadas à formação de profissionais da educação das populações tradicionais, a 2ª Jornada de Etnodiversidade vai abordar variados temas, como memória, identidade e conflitos territoriais; educação escolar em espaços diferenciados; currículo de professores e modos de vida de comunidades tradicionais, camponesas e de povos indígenas.
‘‘A mensagem contida no tema é a ideia de celebração desta conquista, que é tanto da Universidade quanto das organizações de povos e comunidades tradicionais que tiveram uma participação fundamental para o planejamento e a execução do curso, ao longo desses anos. A ideia de pensar a Universidade numa perspectiva plural é necessária nos tempos em que vivemos, de resistir aos ataques às universidades e aos retrocessos jurídicos, sociais, políticos, econômicos e ambientais’’, explica o professor Assis Oliveira.
A programação será distribuída entre os dias 6 e 22 de julho e terá apresentações de comunicações orais, oficinas e conferências. Por ser realizado em formato virtual, o alcance do evento pôde ser ampliado este ano, facilitando a participação de convidados de outros municípios do Pará e diferentes regiões do Brasil, o que trará um caráter ainda mais diverso ao debate baseado em diferentes vivências e experiências. A conferência de abertura, com o título “Construindo uma Universidade plural”, contará com a participação dos professores Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp, e Zélia Amador de Deus, da UFPA.
O público-alvo da jornada são educadores, estudantes de graduação e pesquisadores que atuam nas comunidades tradicionais. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site 2ª JAEtno, gratuitamente, até o dia 23 de junho. A transmissão ocorrerá no canal Faculdade de Etnodiversidade UFPA no YouTube.
10 anos do Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento – O Curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento foi criado para qualificar membros de povos e comunidades tradicionais da Amazônia em temas/conteúdos ligados às demandas estruturais desses grupos, como saúde, educação, território, patrimônio cultural, identidade, meio ambiente, desenvolvimento étnico, direitos humanos etc. e, assim, contribuir para ampliar seus instrumentos e formas de luta. Para isso, o curso sempre aliou conhecimentos científicos e conhecimentos tradicionais para possibilitar uma educação intercultural e diferenciada na Universidade.
Ao longo dos anos, o curso alcançou diversas conquistas, como assegurar processos seletivos compatíveis com o público-alvo do curso, conseguir preencher as vagas com uma diversidade cada vez mais crescente de povos indígenas e quilombolas, “ter uma taxa de evasão baixa, consolidar parcerias com pesquisadores e profissionais de outros cursos e faculdades da UFPA e de diferentes instituições universitárias do Brasil e do exterior, entre outras”, segundo a professora Francilene Parente. Hoje, um dos desafios é a criação do Programa de Pós-Graduação em Etnodiversidade, que visa garantir a continuidade da formação acadêmica de estudantes e egressos de outros cursos.
‘‘Estamos certos do ineditismo e da qualidade da proposta e temos confiança de que conseguiremos esta conquista. Nossa história é marcada por muitos momentos de luta por uma educação universitária efetivamente plural e também de luta por uma sociedade mais justa, democrática e pautada em modelos de desenvolvimento ecológica e socialmente equilibrados’’, comenta o professor Gustavo Moura.
Serviço:
2ª Jornada Acadêmica de Etnodiversidade
Data: de 6 a 22 de julho de 2021
Horário: 13h às 20h
Inscrição: até o dia 23 de junho pelo site 2ª JAEtno
Plataforma de transmissão: canal Faculdade de Etnodiversidade UFPA no YouTube
Texto: Renan Pinheiro – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação