Faculdade de Medicina da UFPA celebra 106 anos com posse de novos diretores e homenagem a professores

Mais um capítulo de uma longa e significativa história foi escrito na última quinta-feira, 9 de janeiro, durante uma cerimônia realizada no Salão Nobre do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA). No mesmo dia em que a Faculdade de Medicina comemorou seu 106º aniversário, novos diretores tomaram posse e professores aposentados com décadas de experiência em formação de médicos na Amazônia receberam homenagens.

Fotografia da vice-reitora da UFPA, Loiane Verbicaro. Ela é uma mulher branca, de cabelos castanhos, longos e lisos. Ela veste uma roupa preta e fala ao microfone, enquanto gesticula com a mão direita.

O evento reuniu dezenas de integrantes da comunidade médica e da área da saúde da UFPA, além de representantes de instituições parceiras que prestigiaram a posse do professor Cezar Caldas, como novo diretor da Faculdade de Medicina, e do professor Lucas Acatauassú Nunes, que assumiu a vice-direção.

A cerimônia foi conduzida pela professora Loiane Prado Verbicaro, vice-reitora da UFPA, que   parabenizou a Famed pelos seus mais de cem anos de história e lembrou dos desafios e compromissos da gestão em uma instituição tão socialmente relevante. Para a vice-reitora, se engajar na gestão da UFPA é dar continuidade a um trabalho coletivo e altruísta na construção de um projeto de sociedade em “uma instituição que tem um impacto muito grande no que fazemos e construímos em relação à coletividade, e à assistência médica.

Fotografia da professora Aurilene Chemont. Ela é uma mulher branca, de cabelos cacheados ruivos. Ela veste uma roupa verde e preto. Ela segura um microfone e uma prancheta e olha para a câmera.

Se despedindo da direção da Famed, a professora Aurimery Gomes Chermont agradeceu a parceria de dois anos com o professor Cezar Caldas, que agora assume a Faculdade, e enumerou os avanços e desafios ocorridos na sua gestão, como as parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e com a Marinha do Brasil, além de melhorias na infraestrutura do curso, inclusive com a reinauguração do novo Laboratório de Simulação Realística.

O novo diretor, professor Cezar Caldas, comentou que um dos objetivos da nova gestão é dar continuidade a um ciclo virtuoso, dizendo que “nunca haverá um momento ideal para uma missão como essa e que conta com a colaboração da comunidade da Famed”.

Uma missão de 106 anos – Em sua fala, o diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, professor Silvestre Savino Neto, assegurou que a celebração dos 106 anos não é um momento de saudosismo, mas de pertencimento e reconhecimento com aqueles que contribuíram nas diferentes fases da Faculdade, superando seus desafios até os dias atuais.

Fotografia do Diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, Silvestre Savino Neto.

“Nosso compromisso é com a continuidade, com consistência e qualidade. Por isso, é uma alegria ter uma nova geração de gestores e convidamos novos professores a se juntar a esse projeto inacabado que é a Faculdade de Medicina. Para, com solidez, seguir de forma cada vez mais firme em sua missão institucional pelos próximos 150, 200 anos”, considera o diretor do ICM.

Parte desta história também está nos olhares de gratidão e aplausos dos presentes aos professores recém-aposentados da Famed que foram homenageados na cerimônia: Joaquim Bentes da Silva; Jorge Oliveira Vaz; José Ângelo Barletta Crescente; Paulo Sérgio Barbalho Priante e Silvana Campos da Silva; e ainda ao professor Paulo Roberto Alves de Amorim e à pesquisadora Waltair Martins Pereira, que não puderam comparecer ao evento.

Comunidade unida – A programação contou com a presença de vários gestores da administração superior da instituição como Maria Lucilena Gonzaga, pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg); Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp); Cristian Mayko Carvalho da Costa, pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional (Proplan); Edmar Tavares da Costa, pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer); Doriedson Rodrigues, chefe de gabinete; Regina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar Universitário; Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac); e Eliete Cunha de Araújo, ex-diretora do Instituto de Ciências da Saúde e assessora da Reitoria da UFPA.

Também estiveram presentes gestores da área de medicina e de saúde da UFPA e de instituições parcerias, como Carlos Magno, Diretor-Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Renata Noronha, Diretora-Geral eleita do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Edna Ishikawa, Diretora-Geral do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) e Eduardo Amoras, diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e o Dr. Emanuel Resque Oliveira Diretor do Sindicato dos Médicos de Belém (Sindmepa).

TEXTO: Glauce Monteiro - Assessoria ICM/UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo