Mais um capítulo de uma longa e significativa história foi escrito na última quinta-feira, 9 de janeiro, durante uma cerimônia realizada no Salão Nobre do Instituto de Ciências Médicas da Universidade Federal do Pará (ICM/UFPA). No mesmo dia em que a Faculdade de Medicina comemorou seu 106º aniversário, novos diretores tomaram posse e professores aposentados com décadas de experiência em formação de médicos na Amazônia receberam homenagens.

O evento reuniu dezenas de integrantes da comunidade médica e da área da saúde da UFPA, além de representantes de instituições parceiras que prestigiaram a posse do professor Cezar Caldas, como novo diretor da Faculdade de Medicina, e do professor Lucas Acatauassú Nunes, que assumiu a vice-direção.
A cerimônia foi conduzida pela professora Loiane Prado Verbicaro, vice-reitora da UFPA, que parabenizou a Famed pelos seus mais de cem anos de história e lembrou dos desafios e compromissos da gestão em uma instituição tão socialmente relevante. Para a vice-reitora, se engajar na gestão da UFPA é dar continuidade a um trabalho coletivo e altruísta na construção de um projeto de sociedade em “uma instituição que tem um impacto muito grande no que fazemos e construímos em relação à coletividade, e à assistência médica.

Se despedindo da direção da Famed, a professora Aurimery Gomes Chermont agradeceu a parceria de dois anos com o professor Cezar Caldas, que agora assume a Faculdade, e enumerou os avanços e desafios ocorridos na sua gestão, como as parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém e com a Marinha do Brasil, além de melhorias na infraestrutura do curso, inclusive com a reinauguração do novo Laboratório de Simulação Realística.
O novo diretor, professor Cezar Caldas, comentou que um dos objetivos da nova gestão é dar continuidade a um ciclo virtuoso, dizendo que “nunca haverá um momento ideal para uma missão como essa e que conta com a colaboração da comunidade da Famed”.


Uma missão de 106 anos – Em sua fala, o diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, professor Silvestre Savino Neto, assegurou que a celebração dos 106 anos não é um momento de saudosismo, mas de pertencimento e reconhecimento com aqueles que contribuíram nas diferentes fases da Faculdade, superando seus desafios até os dias atuais.

“Nosso compromisso é com a continuidade, com consistência e qualidade. Por isso, é uma alegria ter uma nova geração de gestores e convidamos novos professores a se juntar a esse projeto inacabado que é a Faculdade de Medicina. Para, com solidez, seguir de forma cada vez mais firme em sua missão institucional pelos próximos 150, 200 anos”, considera o diretor do ICM.
Parte desta história também está nos olhares de gratidão e aplausos dos presentes aos professores recém-aposentados da Famed que foram homenageados na cerimônia: Joaquim Bentes da Silva; Jorge Oliveira Vaz; José Ângelo Barletta Crescente; Paulo Sérgio Barbalho Priante e Silvana Campos da Silva; e ainda ao professor Paulo Roberto Alves de Amorim e à pesquisadora Waltair Martins Pereira, que não puderam comparecer ao evento.


Comunidade unida – A programação contou com a presença de vários gestores da administração superior da instituição como Maria Lucilena Gonzaga, pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg); Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp); Cristian Mayko Carvalho da Costa, pró-reitor de Planejamento de Desenvolvimento Institucional (Proplan); Edmar Tavares da Costa, pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer); Doriedson Rodrigues, chefe de gabinete; Regina Feio Barroso, superintendente do Complexo Hospitalar Universitário; Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac); e Eliete Cunha de Araújo, ex-diretora do Instituto de Ciências da Saúde e assessora da Reitoria da UFPA.
Também estiveram presentes gestores da área de medicina e de saúde da UFPA e de instituições parcerias, como Carlos Magno, Diretor-Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Renata Noronha, Diretora-Geral eleita do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Edna Ishikawa, Diretora-Geral do Núcleo de Medicina Tropical (NMT) e Eduardo Amoras, diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e o Dr. Emanuel Resque Oliveira Diretor do Sindicato dos Médicos de Belém (Sindmepa).




