Faculdade de Medicina da UFPA completa 100 anos

"CAPA09.01.2019

Responsável pela formação de quase 8 mil médicos no Estado do Pará, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará acaba de completar 100 anos. Diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais vão compor as comemorações pelo centenário da Famed, durante o ano de 2019. A programação teve início nesta quarta-feira, dia 9 de janeiro, com a solenidade de abertura, realizada no Salão Nobre da Famed, na avenida Generalíssimo Deodoro.

"09.01.2019O evento foi marcado por homenagens a diretores e a ex-diretores, a docentes, a alunos egressos e a técnicos, além de uma palestra sobre a história de criação da Faculdade de Medicina, proferida pelo professor José Abreu Junior, e da apresentação musical do professor Milton Monte. Durante a cerimônia, também foi apresentado o selo comemorativo dos 100 anos da Faculdade. A concepção da identidade visual é da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação da UFPA.

"09.01.2019Atualmente, a Faculdade de Medicina possui 940 alunos matriculados e um corpo docente formado por 232 professores, a maioria deles com doutorado. Desde 2010, a Famed vivencia uma intensa reestruturação acadêmica (projeto pedagógico).

A diretora da Faculdade, Tânia Costa, acompanhou algumas mudanças no curso e falou do compromisso e da dedicação à frente da subunidade. “Aqui, eu fiz toda a minha formação, desde a graduação até o meu doutorado, por isso me sinto muito comprometida profissionalmente com esta Casa. Também há o lado pessoal, do coração, que sempre esteve ligado ao ensino, aos professores, aos técnicos e aos alunos, enfim, é um amor incondicional por tudo o que fazemos aqui”.

"09.01.2019O vice-reitor, professor Gilmar Silva, esteve representando o reitor Emmanuel Tourinho, durante a cerimônia. Em seu pronunciamento, ele destacou o papel estratégico da Instituição em atender às demandas da sociedade por meio da formação de médicos, e a Administração Superior, mesmo diante das limitações financeiras, tem trabalhado para garantir novos avanços. “Temos dialogado permanentemente com os diretores do Instituto de Ciências da Saúde e da Faculdade de Medicina, para que possamos avançar na formação e na preparação de profissionais de Medicina e, assim, poder atender à sociedade que tanto precisa de atendimento de profissionais médicos em nosso Estado.”

"09.01.2019A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete Araújo, também parabenizou todos os que fizeram e fazem parte da história da Faculdade e ressaltou o desafio que é gerenciar um curso como o de Medicina. “Nós temos um contingente de alunos e de professores que diferencia o curso de Medicina dos outros. É um curso complexo, que dificulta muito organizar e gerenciar tudo isso, mas com a ajuda, com o empenho e o compromisso de todos que fazem a Faculdade e, sem dúvida, com toda a sensibilidade da Administração Superior, nós temos obtido avanços”.

"09.01.2019A história da Faculdade de Medicina – O Curso de Medicina da UFPA tem sua origem na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, fundada em 9 de Janeiro de 1919, por médicos paraenses liderados pelo professor Camillo Salgado, com o apoio da Associação Científica do Pará.

Em 1º de maio do mesmo ano, a Faculdade foi instalada no Ginásio Paes de Carvalho e, quatro anos depois, passou a funcionar no prédio localizado no Largo de Santa Luzia, onde permanece até hoje. No dia 3 de janeiro de 1950, foi federalizada pela Lei 1.049 e, posteriormente, foi integrada à Universidade Federal do Pará no ato de sua criação.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes