A Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou, na última sexta-feira, 4 de novembro, novo bloco cirúrgico ambulatorial. O lugar configura-se como um espaço de ensino e atendimento à comunidade e representa uma demanda antiga do curso. O bloco vai funcionar no prédio da FO-UFPA, localizado no Campus Guamá, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da diretora-geral do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete da Cunha Araújo; do diretor-adjunto do ICS, Carlomagno Pacheco Bahia; da diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento; da vice-diretora Andréa Maia Corrêa Joaquim; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Cecy Martins Silva; além de outros membros da comunidade acadêmica.
“Hoje é um dia muito especial. Como comunidade acadêmica, como Faculdade de Odontologia, ratificamos nosso compromisso com a assistência à comunidade. A Faculdade de Odontologia já contava com as clínicas de Odontologia, e uma necessidade muito sentida, principalmente, no realinhamento de condições do SUS era poder prestar mais serviços, o que será possível, a partir de agora, com a inauguração desse novo espaço. A entrega desse serviço qualificado é, sem dúvida, um legado para a Faculdade de Odontologia”, destacou a diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento.
A Faculdade de Odontologia da UFPA foi fundada há 108 anos e oferece atendimento de clínica odontológica em todas as especialidades. Atualmente, 88 docentes compõem o quadro de professores da faculdade, 61 deles vinculados diretamente ao curso. Ao todo, são 566 discentes e 14 servidores(as) técnico-administrativos(as). “Possibilitar condições de aprimorar o aprendizado é condição sempre presente no nosso dia a dia. Contar com um bloco cirúrgico para as atividades acadêmicas agrega um valor inestimável tanto para a formação dos nossos alunos quanto para a sociedade, revestido diretamente aos nossos pacientes principalmente pela possibilidade de um maior controle na ocorrência de infecções”, lembrou a diretora do ICS, Eliete da Cunha Araújo.
O espaço inaugurado conta com três cadeiras odontológicas com bomba ciclone, área de troca de pijama cirúrgico e preparo pré-cirúrgico, assim como ambiente de ensino e discussão do planejamento para execução dos casos. Além da formação mais especializada dos alunos, o ambiente vai permitir maior controle de infecções, melhor capacidade de gestão de risco, manejo de cirurgias mais complexas do sistema estomatognático e maior performance em capacidade de sucção de fluidos para melhor tempo de visibilidade de campos cirúrgicos.
Para a professora Maria Elizabeth Gemaque Costa, responsável pela disciplina Cirurgia, da Faculdade de Odontologia, o principal ganho com o novo bloco será o aprimoramento técnico-científico. “Esse aprimoramento, de certa maneira, gera maior segurança para o paciente e para nós mesmos como cirurgiões. É um espaço que traz mais conforto para o paciente e que proporciona a possibilidade de um atendimento mais humanizado, além de oferecer um adestramento técnico-científico muito superior”, aponta a professora. “Este é um primeiro passo, mas, com essa tecnologia, a gente já terá condições de ampliar nossas possibilidades de atendimento, inclusive em procedimentos que até então precisavam ser encaminhados para outros centros, pela impossibilidade de infraestrutura”.
O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou docentes, discentes e servidores(as) técnico-administrativos(as) da Faculdade de Odontologia, agradecendo o empenho da comunidade envolvida em mais uma conquista para a instituição. “A Faculdade de Odontologia é uma unidade que associa, a todo momento, ensino, pesquisa, extensão e assistência à população, portanto o trabalho que aqui se realiza gera um impacto múltiplo, que é muito importante para a universidade e para a sociedade. É com muita satisfação que eu vejo o empenho para melhorar esse trabalho, disponibilizar mais serviços à comunidade e aperfeiçoar a formação das alunas e alunos”, frisou.
O centro cirúrgico ambulatorial da Faculdade de Odontologia contou com apoio em recursos para reforma e aquisição de equipamentos do curso de Implantodontia da UFPA, coordenado pelo professor Aladim Gomes Lameira.
Texto: Edmê Barbosa – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA