A Faculdade de Turismo (FacTur) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, no dia 7 de maio, o Seminário “Intercâmbio Turístico e Cultural Brasil-Cabo Verde”. O evento propõe-se a debater, refletir e estimular as práticas de intercâmbio, estreitando os laços entre os dois países, pela difusão da cultura e do turismo. O seminário é realizado por meio do Programa de Extensão Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur). A programação será no Auditório José Vicente Miranda Filho, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA.
O objetivo é estabelecer o intercâmbio entre os dois países pela cultura e pelo turismo e incentivar a prática do intercâmbio entre professores e alunos. O evento contará com a presença de artista e autoridades cabo-verdianas e brasileiras.
Para a professora Silvia Cruz, coordenadora do Empactur, Cabo Verde, que é a maior representação de estudantes africanos na UFPA, retrata a possibilidade de alcançar o objetivo de estabelecer intercâmbio turístico e cultural com o continente africano. “A equipe do projeto, em junho, estará deslocando-se para Cabo Verde com a missão de levar ao conhecimento daquele país a produção do CD sem chumbo nos pés, nossa cultura, nossa arte e apresentar os recursos turísticos culturais de Belém, e claro, estabelecer com as autoridades daquele país possibilidades de parcerias e compartilhamento de conhecimentos. Tudo isso é importante para o desenvolvimento do turismo local”, afirma a professora.
O projeto foi subsidiado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), gerenciado pela Fadesp.
Programação – As inscrições para o Seminário podem ser realizadas aqui, por telefone (91 3201-8046) ou na sala da Empactur, na Faculdade de Turismo, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
A programação terá inicio às 9h, com a abertura oficial, seguida da mesa-redonda “Intercâmbio Turístico Cultural Brasil – Cabo Verde”, às 10h. Às 15h, após a pausa para o almoço, será realizada a mesa “Turismo, Cultura e Negócios”.
Empactur – O Programa Escritório Modelo de Práticas Acadêmicas em Turismo (Empactur) tem como objetivo principal favorecer práticas interdisciplinares aos alunos de graduação do curso de Bacharelado em Turismo da UFPA, condizentes com uma formação humanística, pautada em responsabilidade, em ética e em preocupação com os retornos sociais da Universidade para a sociedade. Trabalha para a efetivação do projeto pedagógico do curso de Turismo para oportunizar experiências de práticas de mercado aos discentes, por meio da atuação em quatro linhas norteadoras: planejamento e gestão; eventos e agenciamento; lazer e hospitalidade; e qualificação.
Serviço:
Seminário Intercâmbio Turístico e Cultural Brasil-Cabo Verde
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
Data: 7 de maio
Hora: às 9h
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/Google