Por meio do Projeto Ciência no Tucupi, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UFPA (Famed) está realizando transmissões para discutir sobre a Covid-19. A ação, que conta com a participação de estudantes e de docentes da UFPA e de convidados externos, promove discussões para esclarecer como lidar com o vírus e com a pandemia e orientar sobre essa situaçãlo. A próxima transmissão será dia 27 de maio, às 20h, na página do projeto.
A ideia de realizar as transmissões surgiu como forma de manter o interesse dos alunos da disciplina de Internato de Urgência e Emergência, área da Medicina essencial no tratamento de pacientes com Covid-19. De acordo com o professor Bruno Lopes, organizador da programação, como o conhecimento sobre a doença era, e ainda é, limitado e está sendo construído a cada dia, o objetivo é usar o canal como uma estratégia de comunicação a distância para também aprender sobre o vírus com as novas informações que vão surgindo no decorrer dos dias.
"Acredito que uma das missões da Faculdade de Medicina da UFPA é ajudar a sociedade paraense em situações adversas de saúde. Além da maneira mais direta, que é formar novos médicos adequadamente capacitados para atuar, precisamos ser um farol de informações científicas adequadas para a população. E com o advento da internet, isso se tornou estratégico", pontuou o professor.
Programação das transmissões – As transmissões ocorrem de duas em duas semanas, na página do Projeto, e depois são disponibilizadas no canal do Projeto Ciência no Tucupi. O objetivo é realizar discussões com profissionais e especialistas, que alcancem um grupo maior de pessoas, mesmo aqueles que se consideram leigos no assunto. O próximo vídeo, que será transmitido no dia 27 de maio, às 20h, irá tratar sobre complicações neurológicas geradas pelo coronavírus.
"Com a participação de alguns professores, pudemos conversar sobre temas como o fluxograma de tratamento, aspectos radiológicos e sorológicos, complicações renais e até sobre o uso da telemedicina nos tempos de pandemia. Fizemos, também, uma conversa sobre a gripe espanhola de 1918 em Belém e comparações com nossa situação atual", explicou o professor Bruno Lopes.
Projeto Ciência no Tucupi – É um projeto de divulgação científica associado ao Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas da UFPA. O objetivo é promover uma comunicação direta entre a academia e a sociedade, tendo a internet como meio principal.
"Nossas estratégias de divulgação são totalmente baseadas em redes sociais. Por meio delas divulgamos postagens científicas de fontes confiáveis em várias áreas da Medicina, principalmente Oncologia e Clínica Médica, mas também com conteúdos criados sobre pesquisas realizadas no Núcleo de Pesquisa em Oncologia e em outros centros da UFPA", afirmou o professor Bruno Lopes.
Atualmente, o projeto funciona por meio da página no Facebook, que divulga informações gerais, dados sobre estudos científicos médicos e conteúdos em vídeo; do canal no YouTube, com produção de vídeos; e do podcast 'Podcast Ciência no Tucupi', no App Podcasts da Apple.
Serviço:
Transmissão para discutir sobre a Covid-19
Data: 27 de maio de 2020
Hora: 20 horas
Local: Canal do Projeto Ciência no Tucupi
Mais informações no Facebook
Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução Canal Ciência no Tucupi