Uma exposição de alimentos inovadores elaborados pelos alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) tomou conta do espaço do Vadião durante a II Feira de Tecnologia de Alimentos realizada na última terça-feira, dia 3 de dezembro. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição e Química Industrial, os quais forneceram informações técnicas e gerais sobre as características particulares de cada produto exposto, assim como o seu processo de produção e os possíveis benefícios atribuídos para os consumidores.
A fim de despertar a criatividade e fortalecer o trabalho em grupo, a II Feira de Tecnologia de Alimentos carrega a continuação de uma iniciativa adotada pelo professor Renan Chisté, em 2018, para avaliar os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA de uma forma dinâmica, que envolvesse a aplicação dos conhecimentos teóricos iniciais dos discentes na produção de alimentos durante a disciplina ‘Princípios de Tecnologia de Alimentos’.
“Logo os nossos estudantes serão futuros profissionais, e o evento marca por ser uma forma de treinamento para se colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. Isso desperta e estimula a criatividade dos nossos alunos”, explicou Camilo Teixeira, professor de Química Industrial, que ressalta, ainda, que o objetivo principal da feira é reforçar as habilidades dos alunos para a criação de novos produtos.
Para o estudante de Engenharia Elétrica Luciano Patrick, o evento auxilia a ter uma perspectiva diferente na forma de se alimentar, ressaltando a importância de aproveitar as sobras, que, geralmente, não são utilizadas. “Estar participando da feira me ajuda a enxergar as várias possibilidades de alimentação e a importância de aproveitar e consumir as sobras dos alimentos. É possível perceber, também, uma grande economia partida do reaproveitamento dos resíduos, o que pode vir a gerar uma nova renda”, ressaltou.
Novidade da segunda edição – Neste ano, o evento se expandiu ao apresentar e proporcionar o consumo dos produtos elaborados pelos alunos com a aplicação do processo de reaproveitamento dos resíduos. Além disso, os grupos e os produtos desenvolvidos participaram de uma pequena disputa, com premiação simbólica para os vencedores.
Os grupos e os produtos desenvolvidos foram avaliados pelos professores responsáveis por cada turma e por alguns convidados. Ao todo, foram apresentados 20 produtos, divididos nas 3 turmas: 10 produtos da Nutrição; 7, de Engenharia de Alimentos; e 3, de Química Industrial, que seguiram os critérios de avaliação: originalidade, sabor e exposição do processo de criação aos convidados.
A equipe vencedora da disputa foi formada pelas alunas de Engenharia de Alimentos Rayssa de Souza, Geise Rosário, Danielle de Souza e Jamille Mota, que apresentaram como produto um cascalho elaborado com casca de manga e geleia de casca de manga.
"Ter a chance de colocar as mãos em prática, participar da feira já é uma sensação ótima. O objetivo da junção do nosso produto foi aumentar o valor nutricional utilizando a casca da manga pelo seu valor nutricional, bem como para dar sabor ao nosso alimento criado dos resíduos. Por mais que o nosso produto fosse bom, não esperávamos ganhar. Mas, com muita luta e persistência, nosso produto apresentou resultados, fomos premiadas e estamos muito orgulhosas", afirma Jamille Mota.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Texto: Lucas Brito