Imagina aprender ciência em lugar descontraído, como um restaurante, um parque ou um bar. Essa é a proposta do Pint of Science, iniciativa que busca aproximar da sociedade, e tornar mais acessível a ela, o conhecimento científico produzido por universidades e/ou institutos de pesquisa. Este ano, o evento será realizado dos dias 19 a 21 de maio, em diferentes cidades do país. Em Belém, o festival tomará conta de diferentes bares da capital, reunindo pesquisadores e especialistas em um bate-papo aberto ao público em geral.
Com o lema Um brinde à ciência, a edição 2025 do festival trará discussões sobre mudanças climáticas, genética, cinema e biotecnologia, além de outras temáticas necessárias para compreender diversas áreas do conhecimento na atualidade. “Este é o diferencial do Pint: mostrar a ciência que está sendo produzida na nossa região para um público que normalmente não tem essa oportunidade, valorizando nossos pesquisadores e professores”, explica o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) José Eduardo Gomes Arruda, responsável pela organização da programação em Belém.
Programação – Nos dias 19, 20 e 21 de maio, o festival invade as duas unidades do Égua Du Boteco, localizadas nos bairros Pedreira e Marco, a partir das 19h30. Nesses espaços, os participantes terão a oportunidade de aprender temáticas de áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente.
Já nos dias 20 e 21, os debates tomam conta da parte central da cidade. O Café com Arte receberá pesquisadores para discutir caminhos para a adaptação climática, conhecimentos sobre espécies locais e também sobre os benefícios que as pedaladas no Parque do Utinga causam ao cérebro.
“Não podemos esquecer que, em 2025, teremos a COP 30 e esperamos que o Pint sirva como um ambiente de discussão sobre temas tão importantes para o futuro da região amazônica e do planeta como um todo”, lembra o professor José Eduardo Gomes Arruda sobre a relevância das temáticas abordadas.
Para mais informações sobre a programação, acesse aqui.
Serviço
Pint of Science
Data: 19 a 21 de maio de 2025, no Égua Du Boteco – Unidades Pedreira e Marco
20 e 21 de maio de 2025, no Café com Arte
Entrada gratuita