No próximo domingo, 31 de outubro, às 18h, ocorrerá a estreia do filme Caminhos que alimentam: uma experiência de consumo agroecológico na Amazônia, que mostra a trajetória de agricultores e de alimentos na Região Metropolitana de Belém. A noite de estreia será realizada no Sítio Caá Mutá, Colônia Chicano, no município de Santa Bárbara, no Pará.
Sob a direção de Noel Gonzaga, articulador do Grupo para Consumo Agroecológico (GRUCA), e de Beatriz Aviz, estudante de mestrado do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA), o filme mostra a cadeia produtiva dos alimentos agroecológicos desde os lotes de produção, as práticas de cultivo até a entrega dos alimentos para os consumidores. "Espera-se, com isso, valorizar os saberes ecológicos locais dos camponeses que abastecem a cidade de alimentos de qualidade e promover processos educativos sobre segurança, soberania e cultura alimentar a partir da divulgação do filme", explica Noel Gonzaga.
Para Beatriz Aviz, a circulação do filme também é importante por "compartilhar os saberes ecológicos locais dos agricultores para outras localidades, de modo a estimular a produção e o consumo de alimentos livres de venenos". Por isso, após a exibição de estreia, o filme ficará disponível também para acesso no Canal doYoutube do NUMA/UFPA e nas redes sociais do Gruca e do Iacitatá.
A produção faz parte do Projeto "Saberes ecológicos locais dos agricultores do Grupo para Consumo Agroecológico (GRUCA) sobre a cadeia produtiva de alimentos agroecológico", selecionado pelo Edital de Cultura Alimentar- Lei Aldir Blanc Pará e conta com o apoio do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA por meio do Grupo de Pesquisa Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (Gedaf).
Serviço:
Evento: Estreia do filme Caminhos que alimentam: uma experiência de consumo agroecológico na Amazônia
Data 31/10/2021
Hora: às 18h
Local: Sítio Caá Mutá, Colônia Chicano, Santa Bárbara – PA
Texto e arte: Divulgação