A Galeria de Arte da Universidade Federal do Pará – GAU, um espaço de produção de conhecimento, preservação e comunicação do patrimônio artístico, dedicado à valorização da arte e da cultura, será inaugurada nesta sexta-feira, 7 de novembro, às 19h, no Mercedários UFPA. No sábado, a partir das 17h, o espaço estará aberto para o público em geral, que poderá visitar a Exposição Terra Incógnita, notas amazonianas.
A GAU nasce como solo fértil para experiências e diálogos, conectada ao seu tempo, sem perder perspectivas históricas, atenta às manifestações do Sul Global. Com o desejo de constituir um programa público, a galeria vem ao encontro da missão da instituição, ser polo de difusão de saberes, desde o campo da arte até os processos sociais, em diálogo entre pessoas e territórios, ampliando perspectivas ao contribuir para a diversidade de olhares e para o compartilhamento de modos de viver, agregando vozes e formas de fazer arte.
Em sua inauguração, o espaço apresenta uma exposição do acervo da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, que é constituída de editais públicos e da parceria de artistas, estudantes, servidores (as), professoras (es) e pessoas que pesquisam e curam arte aqui e em outras regiões. A Exposição Terra Incógnita tem curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral e assistência curatorial de Paola Maués.
“O título de nossa mostra, Terra Incógnita, designação presente nas antigas cartas náuticas para as regiões não exploradas, desconhecidas, misteriosas, alude a esse desconhecido (para quem?) e busca desvelar outros modos de existências que se revelam com base em vivências de artistas no território amazônico, seja fundamentado em seus conflitos e também em suas imaginações, que pensam e reinventam possibilidades de desenhar futuros possíveis”, explica Keyla Sobral.
Ao inaugurar no período da COP 30, a exposição lança um olhar de dentro do território amazônico, com vozes que se permitem afetar pela história e pelos descaminhos que são propostos à terra- mãe.
“São 63 artistas presentes na mostra, os quais fazem parte de um grupo de pessoas compromissadas com este lugar, a Amazônia. Eles não têm medo de pensar seu papel neste chão tão usurpado. Olham amorosamente com criticidade que, historicamente, não fazia parte do Brasil e que, ainda hoje, se configura, para alguns, como o desconhecido e exótico”, afirma Maneschy.
A visitação à Mostra Terra Incógnita estará disponível às segundas, quintas e sextas-feiras, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A Galeria de Arte da Universidade Federal do Pará está localizada no Mercedários UFPA, com entrada pela Boulevard Castilhos França.