Gestores assumem novo ciclo à frente do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE)

Com o desafio de ampliar a infraestrutura tecnológica do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), os professores Cleison Daniel Silva e Júnior Hiroyuki Ishihara assumiram os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto, respectivamente, na noite de 8 de agosto de 2024. A sessão de posse e recondução ocorreu no Auditório Horacio Schneider, do Campus Universitário de Tucuruí (Camtuc), no escopo do 38° Fórum de Dirigentes de Campi da UFPA.

Além dos gestores do NDAE, estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; o coordenador-geral do Camtuc, Wassim Raja El Banna; o então diretor-geral do NDAE, Aarão Ferreira Lima Neto; e demais participantes do fórum e autoridades locais.

Para o reitor Emmanuel Tourinho, a consolidação das unidades acadêmicas e administrativas, sobretudo no interior do estado, requer grande capacidade de dedicação das(os) docentes e das(os) servidoras(es) técnico-administrativas(os), principalmente pelo impacto na vida das pessoas. E é essa importância social da Universidade que torna o trabalho mais gratificante. “O trabalho do NDAE cumpre uma função muito importante para a  população de Tucuruí e dos municípios próximos. O sucesso do Núcleo comprova que é sempre possível alcançar resultados melhores, que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirmou o reitor.

No mesmo sentido, o vice-reitor Gilmar Pereira destacou o orgulho que sente da trajetória do Camtuc e do NDAE, dado que o envolvimento com os discentes e com a comunidade local demonstra essa percepção acadêmica e humana. “Talvez o mais importante em Tucuruí e na região do entorno não sejam as grandes obras, como a Usina Hidrelétrica, mas sim a Universidade, que revela a capacidade de dialogar, do ponto de vista científico, mas também de cuidar, de dar atenção às pessoas. Isso é o que faz a diferença, pois transforma a realidade, na maior parte das vezes, com poucos recursos”, comentou.

Legado e desafios – Em nome do corpo técnico do NDAE, a servidora Ildenê Mota aproveitou a cerimônia para homenagear o legado do professor Aarão Lima Neto, que esteve à frente do Núcleo, de 2016 a 2024. “Nos últimos oito anos, o NDAE não apenas cresceu em infraestrutura, mas também estabeleceu parcerias estratégicas e ações de incentivo à pesquisa. Por isso e pelo seu espírito de coletividade, a gestão do professor Aarão será sempre lembrada”, disse.

Hoje, o Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia desenvolve suas atividades em três cursos stricto sensu: os Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA), em Computação Aplicada (PPCA) e em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (PPGINDE), além de contar com o Parque Tecnológico do Lago de Tucuruí (Tecnolago).

Entre os compromissos assumidos pela nova gestão, está a vontade de expandir essas ofertas, além do acesso e da permanência das(os) estudantes, bem como reduzir as assimetrias ainda encontradas no interior da Amazônia. “Vamos trabalhar para, no futuro, abrir turmas de doutorado. Também almejamos conseguir recursos para instalar e gerir uma usina solar”, pontuou o diretor-geral do NDAE, professor Cleison Silva.

TEXTO: Thays Braga

FOTOS: Alexandre de Moraes