O Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA), em parceria com o Movimento de Pessoas com Deficiência de Castanhal, irá promover, neste sábado, dia 27 de janeiro, o evento “Vamos falar de inclusão?”. Para discutir a escola na perspectiva inclusiva às pessoas com deficiência e seus familiares, serão realizadas duas rodas de conversa. A ideia surgiu das preocupações e dúvidas que os pais de pessoas público da Educação Especial de Castanhal manifestaram com relação a inclusão de seus filhos, principalmente após a divulgação de mudanças que a Secretaria Municipal de Educação de Castanhal pretende realizar na área da Educação Especial.
Segundo a Coordenadora do Grupo de Educação Inclusiva da Região Amazônica (GEIRA), a professora Raphaella Duarte, o objetivo do evento é apresentar aspectos legais da inclusão, a escola na perspectiva inclusiva, os profissionais que atendem os alunos da Educação Especial na escola e na área da saúde, bem como esclarecer as dúvidas da sociedade Castanhalense, principalmente pessoas com deficiência e seus familiares.
“A inclusão de pessoas que são público da Educação Especial é um direito conquistado, mas a sociedade ainda tem muitas dúvidas sobre este tema. Por outro lado, a Universidade deve primar pela interação transformadora com os outros setores da sociedade, e o debate sobre Educação Especial permitirá expandir as discussões e pesquisas que realizamos na UFPA para sociedade, contribuindo para o cumprimento do nosso papel social”, explica a professora.
O evento contará com duas rodas de conversa: "Profissionais que atendem os alunos público da Educação Especial na escola", com a professora mestra Raphaella Duarte (UFPA-Castanhal) e "O atendimento de profissionais da saúde às pessoas público da Educação Especial", com o psicólogo especialista Pedro Nascimento (CAPS).
Inscrição – O evento é gratuito e podem participar todos os moradores de Castanhal e de outros municípios interessados no tema. A inscrição será realizada às 8h do dia 27 de janeiro no local do evento, o auditório da Igreja São José (matriz) de Castanhal-PA. O certificado de participação, de 4h, será enviado para o e-mail informado no ato da inscrição.
Serviço:
Vamos falar de inclusão?
Data: 27 de Janeiro de 2018
Local: Auditório da Igreja São José (matriz) – Castanhal/PA
Hora: 8h às 12h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA