O Grupo de Pesquisa Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (DIPCT) vai promover, nesta sexta-feira e no sábado, 15 e 16 de dezembro, na UFPA, o Curso “Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos”. O evento abordará temas como conflitos e justiça socioambiental, além de precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Direcionado aos pesquisadores, profissionais do Direito, da Antropologia, das Ciências sociais, biológicas e afins, bem como a lideranças de comunidades tradicionais, o curso tem o objetivo de compreender os precedentes da Corte Interamericana e sua aplicação no direito brasileiro, buscando ampliar a proteção de povos e comunidades tradicionais no Brasil.
Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisa DIPCT, Eliane Moreira, a temática do evento é relevante por “referir-se à proteção de grupos vulneráveis, comumente invisibilizados, cujos direitos merecem ser reconhecidos como direitos humanos”.
Sobre o grupo – Orientado pela professora doutora Eliane Moreira, o Grupo de Pesquisa Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais busca viabilizar a produção de conhecimento, associado às demandas oriundas das comunidades. Assim, em conjunto com os movimentos sociais e as entidades públicas, o grupo promove discussões a respeito dos direitos e povos e comunidades tradicionais, na perspectiva dos Direitos Humanos e Socioambientais.
Serviço:
Curso Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais e o Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Data: 15 e 16 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA)
Hora: início às 8h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação