O Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA), em seus nove anos de existência de atuação no território do Baixo Tocantins, sempre manteve o diálogo entre docentes, discentes, pesquisadores, técnicos e agricultores locais como um fator primordial para as suas atividades e projeções futuras junto a sociedade.
E para que isto não seja perdido, devido a pandemia que impossibilita a realização de reuniões e eventos presenciais, o grupo promoverá um Círculo de Diálogos Interdisciplinares a partir do dia 09 de julho, sempre às 16h, no canal do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA-UFPA) no YouTube. O evento acontecerá quinzenalmente, de forma totalmente on-line e irá discutir pesquisas e temáticas dos projetos de pesquisa e extensão do Grupo, suas bases teórico-metodológicas, perspectivas e desdobramentos na pandemia e pós-pandemia.
A primeira edição Círculo de Diálogos Interdisciplinares contará a apresentação do trabalho “O social, o ecológico e o adaptativo: governança para resiliência em Projetos de Assentamentos Agroextrativistas” de Roberta Rowsy Amorim de Castro, doutoranda – PPG Agroecossistemas UFSC. Para dialogar com a pesquisadora foram convidados os professores Sandro Luis Schlindwein (UFSC), Peter Mann de Toledo (UFPA-INPE) e Elias Kempner (STTR -Abaetetuba). A mediação será do professor Aquiles Simões (UFPA-NUMA), coordenador do GEDAF.
Segundo o mediador, professor Aquiles Simões, o evento irá “estimular a reflexão sobre temáticas relevantes para a sociedade rural, como meio ambiente e desenvolvimento local, contando com a participação de pesquisadores, discentes e lideranças comunitárias de organizações da sociedade civil. E também será um espaço de socialização e restituição dos conhecimentos e pesquisas que vêm sendo realizada pelo grupo”.
Serviço:
Círculo de Diálogos Interdisciplinares
“O social, o ecológico e o adaptativo: governança para resiliência em Projetos de Assentamentos Agroextrativistas”
Data/hora: dia 09 de julho, às 16h
Plataforma: Canal do NUMA-UFPA no Youtube
Texto e arte: Assessoria NUMA