Com o objetivo de analisar questões socioambientais da Amazônia paraense, o Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM) realiza pesquisa e atividades em Reservas Extrativistas, no nordeste do Pará. O grupo, coordenado pela professora doutora Márcia Pimentel, uniu-se ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), à Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta (Mocajuim) e a escolas públicas para realizar políticas de afirmação territorial, de planejamento e de gestão ambiental e atividades de pesquisa, ensino e extensão no municipio de São João da Ponta.
Como funciona? – O GEPPAM também é vinculado à Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC), ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Além disso, conta com estudantes de Geografia, Geologia, Biologia e Turismo que realizam as atividades acadêmicas em Reservas Extrativistas. As atividades abordam os seguintes temas: conservação e uso sustentável em áreas protegidas; populações tradicionais; estudo e mapeamento da dinâmica dos manguezais; empoderamento e capacitação de comunidades locais e educação ambiental.
Importância e Objetivos – Segundo a coordenadora, o grupo tem a meta de responder, “sob o ponto de vista teórico-metodológico, a questões relacionadas à dinâmica socioambiental que tem contemplado os nossos interesses. Portanto, o GEPPAM quer estruturar suas atividades sob o tripé ensino-pesquisa-extensão”. Por isso, para ela, o grupo tem o papel de formar ”alunos da graduação e pós-graduação que possam compreender a diversidade entre os saberes”.
Entre Marés 2017: Compartilhando saberes – A parceria também gerou o evento “Entre Marés 2017: Compartilhando saberes”, realizado nos dias 9 e 10 de junho, na Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento foi coordenado pelas professoras doutoras Márcia Pimentel e Carmena França, da Faculdade de Geografia e Cartografia, e contou com palestras, diálogos e apresentações culturais.
Grupo de Estudos Paisagem e Planejamento Ambiental – Criado em 2010, como resultado do programa de extensão “Educação Ambiental nas RESEX’s Marinhas de São João da Ponta e Mãe Grande de Curuçá-PA”, “o grupo tem origem com os alunos da faculdade de Geografia, que, coordenados por mim, começaram a integrar as discussões sobre dinâmica da paisagem e planejamento ambiental”, conta a professora Márcia.
A partir daí, o grupo organizou diversos projetos. “Começamos a pensar nas Áreas Protegidas, sobretudos as Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Iniciamos nossos estudos na Resex Extrativista de São João da Ponta, em 2010. Desenvolvemos depois desse período, projetos de extensão, pesquisa e ensino. Meus alunos realizaram Trabalho de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado”, relata a coordenadora.
Veja mais sobre o grupo aqui.
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação