Grupo de pesquisa realiza homenagem ao Círio de Nazaré na Escola de Aplicação da Universidade

"06.10.2017

O Grupo de Pesquisa "Educação e Cultura: o entrelaçar do Círio de Nazaré nas vivências da Escola de Aplicação" realizou, no último dia 6 de outubro, uma procissão do Círio com os alunos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Além do tradicional cortejo, realizado pela Avenida Perimetral, a festividade contou com a presença de cantores locais e várias homenagens de professores e técnicos-administrativos da Escola.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Pesquisa, professora Wanderleia Leitão, a procissão do Círio é uma forma de trabalhar a diversidade cultural dentro da Escola. “Quem é paraense sabe que a cidade de Belém se transforma com o Círio. E estamos trabalhando esses aspectos durante o ano com os alunos”, explica a a professora.

"06.10.2017Além disso, no fim na programação, foi realizado o festival da Maniçoba, durante o qual os alunos puderam conhecer um pouco mais a culinária regional. Assim como as outras atividades realizadas pelo grupo, a procissão buscou fortalecer os laços dos estudantes com a cultura paraense.

Para o diretor da EAUFPA, professor Walter Silva, a procissão do Círio não pertence só à cultura do Estado, mas também faz parte da identidade da Escola. “O Círio da EAUFPA já ocorre há muitos anos. Damos todo o suporte para que isso seja realizado. Percebemos que esta valorização cultural é muito importante para os nossos alunos”, destaca.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes