Nesta quarta-feira, 29 de agosto, o Grupo de pesquisa Sociologia Crítica da Cidade, da Vida Cotidiana, das Imobilidades Urbanas e das Relações de Poder, liderado pela socióloga Marly Gonçalves da Silva, professora da Faculdade de Ciências Sociais, promove a aula pública “Cidade democrática: o embate entre demofobia e demofilia”. Ministrada pela professora e pesquisadora Thais Florêncio Aguiar, da UERJ e da UFRJ, a aula ocorre no Auditório Setorial Básico I, no Campus Básico da UFPA, às 15h.
Ao esclarecer a relação pólis-philia-democracia, originada na Grécia Antiga, é possível refletir acerca das formas de democratização modernas que tiveram, como palco, conflitos urbanos. No evento, propõe-se derivar os conceitos de demofobia (o princípio do medo atuante na democracia) e de demofilia (o princípio da amizade) como movimentos presentes nas dinâmicas de democratização, a fim de pensar a vida das cidades, em especial, aquelas situadas em democracias em forte declínio, cujas formas de viver junto atingem níveis dramáticos de violência, a exemplo das cidades brasileiras.
Simpósio – O evento é uma preparaçao para o lançamento do 1º Simpósio Nacional de Sociologia Crítica da Cidade e do Poder, o qual ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro na UFPA, com o tema “A crise societária da cidade capitalista: acumulação, guerras, utopias, distopias e heterotopias”.
A realização do evento representa um esforço coletivo de reunir intelectuais comprometidos com a construção de um entendimento teórico desses fenômenos e atores sociais imersos nos enfrentamentos cotidianos de denúncias, revoltas e resistências, envolvidos com a transformação social da cidade.
Mais informações sobre o simpósio e inscrições na página do Facebook do evento.
Programação – No primeiro dia de simpósio, 17 de setembro, ocorrem a conferência "Acontecimento Politico e Direito à Cidade"; as mesas-redondas "Conflito Social e Violência Urbana", "Narcotráfico: Territórios em Disputa e Encarceramentos nas Metrópoles" e "A Polêmica Contrarreforma do Ensino Médio"; e o curso livre "Transporte Público como Direito Social".
No dia 18, será realizada a mesa-redonda "Por Que Fracassam as Políticas Públicas Urbanas no Brasil?"; a conferência "A Cidade Como Mercadoria: financeirização do circuito imobiliário, gentrificação e globalização"; a mesa "As Lutas Urbanas Hoje: lutas anticapitalistas?"; e o curso livre "Transporte Público como Direito Social".
Serviço:
Aula pública "Cidade democrática: o embate entre demofobia e demofilia"
Data: 29 de agosto de 2018
Local: Auditório Setorial Básico I – UFPA Campus Básico
Hora: 15h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google