Criado com o intuito de fortalecer uma massa crítica de intelectuais na área de Serviço Social, o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) realiza, nesta quarta-feira, 17 de outubro, o II Seminário de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS). O evento será realizado no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e contará com quatro mesas-redondas, seguidas por debates. As inscrições são gratuitas, com emissão de certificado e serão realizadas no dia do evento.
Segundo Adriana Mathis, organizadora do evento, a importância em debater o tema consiste no compromisso científico de socialização das pesquisas e dos trabalhos realizados pelo grupo em quase 10 anos. “O título do evento ganha o nome do próprio grupo em decorrência do vínculo das atividades já realizadas com o debate que gira em torno das temáticas Trabalho, Direitos Humanos e Política de Seguridade Social; correlacionando-as e analisando-as a partir das contradições do desenvolvimento proposto à região de Carajás, no sudeste do Pará, bem como apresentando novas propostas e desafios de investigação para o TRADHUSS, particularmente na Amazônia”, afirmou Adriana Mathis.
Programação – Após o credenciamento, que será iniciado às 8h30, a professora e coordenadora do evento, Adriana Mathis, com os professores Vera lúcia e Armando Lírio vão realizar a abertura das mesas-redondas. Para a roda de conversa, Adriana Mathis abordará o tema “A Construção do TRADHUSS e os resultados de quase uma década de pesquisas na região de Carajás”. Em seguida, haverá a mesa “As Contradições do Modelo de Desenvolvimento na Região de Carajás: mundo do trabalho e violação de direitos humanos”.
No período da tarde, às 14 horas, será iniciada a mesa-redonda “Serviço Social e Direitos Sociais: desafios para região de Carajás” e, por fim, às 16 horas, será ministrada a mesa “TRADHUSS: discutindo novos e velhos temas de pesquisa”.
Grupo de Pesquisa – Criado em 2016, o Grupo de pesquisa Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS) reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, cujas reflexões teóricas, pesquisas e ações englobam o estudo das relações de trabalho na Amazônia, particularizando a análise dos direitos humanos, bem como a questão da Seguridade Social na região. Os resultados obtidos são divulgados em eventos científicos, produções bibliográficas, incluindo livros/capítulos, artigos, teses e dissertações, assim como trabalhos de iniciação científica.
O grupo está dentro das linhas de pesquisa que sustentam o programa de pós- graduação. Sua linha de pesquisa objetiva analisar as políticas sociais direcionadas à família, suas formas de organização e novas dinâmicas familiares, novas demandas sociais e as reais necessidades sociais das famílias que transitam para a esfera pública por meio de lutas sociais, assim como compreender as diferentes percepções dos profissionais que atuam em programas, projetos, ações e centros de referência de atendimento à família.
Serviço:
II Seminário de Pesquisa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS)
Data: 17 de outubro
Hora: 8h30 às 12h e 14h às 18h
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Certificado: Carga Horaria de 8 horas
Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação
Arte: Reprodução / Google