Grupo obtém patente que pode reduzir riscos de acidentes na construção civil

Com o objetivo de impedir a ruptura de laje por punção, os egressos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Paulo Sérgio Mota dos Santos Junior e André Gonçalves Malcher da Silva, com supervisão do professor titular da UFPA Dênio Ramam Carvalho de Oliveira, foram responsáveis pelo desenvolvimento da chamada armadura de cisalhamento de fibra de carbono para lajes de concreto.  Uma inovação que este ano foi reconhecida como patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O projeto começou a ser desenvolvido em 2015, quando Paulo Sérgio Junior e André Gonçalves ainda eram estudantes de graduação da UFPA. Àquela altura, a ideia era desenvolver uma armadura para lajes de concreto armado utilizando faixas onduladas de fibra de carbono que pudessem impedir a ruptura de lajes por punção, um tipo de ruptura brusca e perigosa.

Em meados de 2017, após o sucesso na fabricação e nos testes em laboratório, o trio deu entrada no pedido de patente. “Foi um processo demorado, que durou sete anos. Mas a Universidade deu todo o suporte através da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA e da Coordenadora de Propriedade Intelectual, Rosângela Miranda”, ressaltou Paulo Mota.

Durante a espera do processo de patente, em 2021, foi publicado um artigo na revista internacional Engineering Structures, uma das mais conceituadas na área de engenharia de estruturas, apresentando essa nova armadura, intitulada de “Crimped Carbon Fiber“.

A patente é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação. A conquista representa o reconhecimento formal da inovação gerada através da interseção entre o ensino, a pesquisa e a aplicação prática do conhecimento.

As Novas tecnologias garantem mais segurança e precisão na construção civil. Na UFPA, a Agência de Inovação Tecnológica (UNIVERSITEC), gerencia, fomenta, desenvolve e inova tecnologicamente, no âmbito da Universidade projetos de pesquisa, voltados para os diversos setores da sociedade sobre a inovação tecnológica, da cultura empreendedora e da propriedade intelectual, nos diferentes níveis de ensino, pesquisa e extensão.

“Acredito bastante no potencial dessa nova armadura, diferente das que existem no mercado, ela é mais fácil de ser instalada, mais sustentável e mais eficiente que a maioria, podendo ser facilmente produzida em grande escala. Sem dúvida é uma grande inovação na área da construção civil”, completa Paulo Mota.

TEXTO: Nilmara Melo - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Marcello Casal Jr/Agência Brasil