Herbário da UFPA promove atividades voltadas para o ensino e a preservação da biodiversidade amazônica

Criado na década de 1970, o Herbário Professora Normélia Vasconcelos, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (ICB/UFPA), é um dos espaços institucionais responsáveis por reunir um importante acervo da biodiversidade amazônica. Além de ter a botânica como principal área de ensino e pesquisa, o Herbário também promove ações extensionistas voltadas à compreensão sobre o campo de estudo e a preservação do meio ambiente.

As atividades do Herbário, que fica localizado no Campus Guamá, têm como objetivo aproximar estudantes e a comunidade externa das práticas de conservação ambiental, bem como das técnicas utilizadas na coleta, identificação e armazenamento do material botânico disponível no espaço. Os(as) interessados(as) em conhecer o Herbário podem solicitar, por meio de um formulário digital, a visitação guiada ao acervo.

Entre as ações desenvolvidas pelos projetos de extensão, destacam-se a oficina de criação de marca-páginas, na qual os participantes podem transformar folhas, flores e outros elementos botânicos em marca-páginas personalizados, e a atividade “Tem um Pokémon no meu jardim?”, que conecta o universo do jogo com o mundo real das plantas, despertando o olhar científico e a imaginação de públicos de diferentes faixas etárias.

“A gente consegue trabalhar a morfologia, a evolução e a adaptação das plantas nos diferentes ambientes de uma forma lúdica. Todo mundo adora porque remete à infância, então é sempre sucesso garantido”, comenta a professora Roberta Cerqueira, curadora do Herbário.

Fotografia registra uma área com com diferentes vasos de plantas.

Criação de terrários – Além da visitação guiada ao espaço, os participantes também podem aprender a montar ecossistemas em miniatura por meio da oficina de terrários, atividade que permite compreender, na prática, conceitos como equilíbrio ambiental, sustentabilidade e cuidado com a natureza. De acordo com a professora, o retorno positivo do público é fundamental para a continuidade dos projetos.

“O mais legal nessas oficinas é que sempre são pessoas diferentes, desde crianças a adultos. Então, fazer com que entendam um pouco como é todo esse processo e perceber o interesse das pessoas pelo nosso trabalho é muito gratificante”, ressalta.

Para conhecer o Herbário da UFPA e participar das atividades de extensão, é necessário realizar agendamento prévio via formulário digital. As iniciativas são voltadas para o público em geral, reforçando o compromisso da Universidade com a difusão do conhecimento científico e a troca de saberes com a sociedade.

TEXTO: Luan Cardoso – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação do projeto

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo