Em virtude da pandemia da Covid-19, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) informa aos pacientes e familiares que os atendimentos para consultas, exames e cirurgias nos hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB) terão seus dias e horários alterados, e algumas atividades serão remarcadas.
No Hospital João de Barros Barreto, referência para casos graves de internação de Covid-19, está mantido o atendimento para pacientes da área de oncologia (consultas, exames, tratamento e internação); Internação clínica; tratamento de Fibrose Cística; aos portadores de tuberculose da referência secundária, terciária e multidroga resistente (TBMR); pessoas que convivem com HIV/AIDS que já estão matriculadas ou necessitam de investigação para sífilis ou tuberculose. As consultas em todas as especialidades estarão suspensas a partir de 31/3, com exceção de pacientes que fazem uso de medicação controlada.
Exames serão realizados apenas em pacientes internados, pacientes oncológicos já matriculados e regulados no sistema do hospital, pacientes com o diagnóstico de meningite e pacientes internados com suspeitas de Covid-19. Exames eletivos de broncoscopia, prova de função, colonoscopia, endoscopia, laboratoriais, de imagem (raio-x, ultrassom, ecocardiograma, tomografia e ressonância magnética) devem ser remarcados.
A remarcação de consultas pode ser feita por meio do aplicativo whatsapp (91) 98444-0154, já os exames podem ser remarcados pelo (91) 98448-7730. Para isso, devem ser enviadas imagens nítidas e sem rasuras do cartão do SUS e do comprovante de marcação do exame ou consulta, agendado a partir de 16/3/2020. Este canal de atendimento é direcionado à pacientes já matriculados no HUJBB e a pacientes agendados pela Rede de Atenção à Saúde (unidades/postos de saúde) para se consultarem no HUJBB entre 16/3/2020 e 30/4/2020 (1ª consulta).
Internação – Para os internados, estão garantidos exames de anatomia patológica, exame para diagnóstico de meningite, cirurgias oncológicas e em caráter de urgência.
O hospital também continua recebendo novas internações clínicas e intercorrências oncológicas, bem como atendimento de urgência aos pacientes que chegarem referenciados para meningite e para COVID-19.
Para os pacientes dos leitos de CTI, a visita ocorrerá no horário das 16h às 16h30, ficando restrito a somente um visitante por paciente. Para os internados em leitos de enfermarias, apenas os pacientes desacompanhados poderão receber visitas, no horário das 15h às 15h30, limitando-se também a um visitante por paciente.
Hospital Bettina Ferro de Souza – O Hospital irá suspender as consultas e as cirurgias eletivas da especialidade de Otorrinolaringologia, bem como os exames de videolaringoscopia e fibronasolaringoscopia. Também serão reagendados os pacientes de fonoaudiologia e do programa de saúde auditiva. Para mais informações, ligar para a Unidade de Otorrinolaringologia, pelos telefones (91) 3201-7819/3201-8518.
Já as consultas, exames e cirurgias em caráter de urgência da Unidade da Visão serão mantidas, assim como pós-operatórios recentes e/ou dispensação de receitas de uso contínuo ou controladas. Pacientes que desejam saber mais podem ligar para o número (91) 3201-8596.
Haverá ainda suspensão das consultas ambulatoriais presenciais, psicológicas e assistenciais da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA). O Serviço de Terapia de Reposição Enzimática (TRE) será mantido, sendo os pacientes avaliados caso a caso. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (91) 3201-8584.
Os exames de radiologia, eletrocardiograma e laboratoriais eletivos também estão suspensos, estando mantidos apenas os necessários para pós–operatórios de urgência demandados pelas unidades. A recepção funcionará para informações aos pacientes e para entrega de resultados de exames já prontos. Os pacientes podem ligar para o (91) 3201-8685 para demais orientações.
Para saber mais sobre consultas e cirurgias no Hospital Bettina Ferro de Souza, deve-se entrar em contato pelos telefones (91) 3201-7818 (Setor de Regulação) ou (91) 3201-7824 (Bloco Cirúrgico).
Texto e foto: Divulgação Complexo Hospitalar – EBSERH