Ontem, 4 de fevereiro, foi o Dia Mundial do Câncer, data instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre a importância da prevenção contra a doença. No Pará, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), oferece serviços por meio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), que, em 2019, realizou mais de onze mil atendimentos.
As Unacons são estabelecimentos de saúde presentes em vários hospitais do Brasil, habilitados a prestar assistência especializada para o diagnóstico definitivo e o tratamento dos cânceres mais prevalentes. Só no HUJBB, a média de atendimentos, por mês, é de 980 pessoas. Integrante da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Barros Barreto é uma das três instituições hospitalares públicas habilitadas para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Belém.
O hospital realiza cirurgias oncológicas em variadas especialidades, como mastologia, urologia, cirurgia de tórax, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral e do aparelho digestivo, coloproctologia, ginecologia, bem como tratamento de quimioterapia e radioterapia. Possui também um grupo de cuidados paliativos, medicina de controle de dor e pronto atendimento oncológico.
“Além das especialidades médicas, nós contamos com uma importante equipe multiprofissional, com enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais”, afirma o médico oncologista Williams Barra, chefe da Unacon do Barros Barreto. A instituição também atua na formação de profissionais capacitados para atender aos pacientes com câncer, por meio de Programas de Residência Médica e Multiprofissional.
Prevenção – A maior incidência de casos na Unacon do HUJBB é de câncer de mama, próstata, pulmão e estômago, por isso o oncologista ressalta que a principal forma de prevenção é a adoção de um estilo de vida saudável.
“Fazer atividade física regularmente, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, manter alimentação saudável, baseada em frutas, verduras e preferencialmente sem elementos industrializados, evitar vida estressante e dormir de 6 a 8h ao dia são alguns dos hábitos que podem ajudar na manutenção de uma vida sem enfermidades, além de auxiliar no combate a qualquer doença”, afirma o médico Williams Barra.
Tratamento – Qualquer cidadão cadastrado no SUS que esteja com sintomas e suspeita de câncer pode ter acesso às Unacons, por meio do encaminhamento advindo dos postos de saúde e receber atendimento adequado, uma vez que nas unidades são realizados desde exames simples até cirurgias mais complexas.
Câncer – É um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, seja em tecidos, seja em órgãos. Além de aumentarem rápido, elas podem formar células irregulares, que, por consequência, criam tumores capazes de invadir quaisquer áreas do organismo. As doenças são causadas por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Segundo levantamento realizado pelo Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS),do Brasil, o câncer foi a segunda maior causa de mortes no país, em 2018.
De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento do câncer é feito por meio de várias técnicas que se complementam, sendo as principais: radioterapia, cirurgias oncológicas e quimioterapia. Ambas são delicadas e podem causar muitos efeitos colaterais nos pacientes, logo o MS ressalta a necessidade de a população se consultar e realizar exames regularmente, além de ir às unidades de saúde caso haja quaisquer sintomas, a fim de evitar que o câncer evolua. Para saber mais, acesse o site da campanha promovida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
Sobre a Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Giullia Moreira – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação