Hospital Barros Barreto celebra 66 anos com programação festiva e entrega de tomógrafo computadorizado de última geração

Com mais de meio século de história, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência no diagnóstico e no tratamento de doenças infectocontagiosas na Região Norte. Na última quinta-feira, 14 de agosto, a instituição celebrou seus 66 anos de atuação com uma programação que uniu avanços assistenciais e momentos de confraternização entre a comunidade hospitalar. 

A celebração começou no hall do hospital, com o pronunciamento da superintendente do CHU-UFPA, Regina Fátima Feio Barroso, que agradeceu aos colaboradores e ao público presente, destacando a importância do HUJBB para a assistência, o ensino e a pesquisa. Em seguida, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, tomou a palavra e ressaltou a relevância de todos que fazem parte do hospital. Após os discursos, as pessoas se reuniram para cantar os parabéns e partilhar um bolo de três metros, preparado especialmente para a data.

Durante a solenidade, foi entregue, oficialmente, um novo tomógrafo computadorizado, de última geração. O novo equipamento dobra a capacidade atual de diagnóstico por imagem, permitindo a realização de até 1.600 exames por mês, com maior agilidade e precisão, beneficiando pacientes de diversas especialidades.

Para a superintendente Regina Fátima Feio Barroso, a comemoração reforça a importância e a constante evolução do hospital. “É com muita satisfação que comemoramos hoje os 66 anos de pleno funcionamento do Hospital Universitário João de Barros Barreto, referência estadual no atendimento a doenças infectocontagiosas, na oncologia e em diversas outras especialidades. Apesar da idade, é uma instituição em constante evolução, sempre em busca de grandes conquistas para que o nosso usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja atendido com excelência. Temos muito orgulho dessa trajetória e queremos parabenizar não apenas a população, que conta com este serviço, mas também o nosso grande ‘Barretão’, como é carinhosamente chamado. Ele é um orgulho para todos nós e para a sociedade paraense”, destacou.

A paciente Rosângela Ferreira, de 62 anos, que há mais de uma década realiza tratamento no HUJBB, fez questão de participar da celebração. “Já passei por cirurgias aqui e sempre fui muito bem tratada. Tenho muito carinho por este hospital e gosto muito daqui. O Barros Barreto está completando 66 anos de dedicação e atendimento de qualidade para a população, e eu sou muito grata por isso”, declarou.

O reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, ressaltou a importância do hospital para a saúde e para a formação de profissionais na Amazônia. “O Barros Barreto é uma verdadeira escola de saúde pública, um espaço que permite aos estudantes da Universidade Federal do Pará, de todas as áreas da saúde, aprender de forma prática e se preparar para atuar no SUS. Poucas universidades têm o privilégio de possuir um hospital que estuda doenças tropicais na Amazônia com tanto esmero e cuidado. Desejo que esse ‘jovem’ de 66 anos siga, por muitos e muitos anos, com seus profissionais firmes, motivados e felizes, e que continue sendo símbolo de cuidado e de saúde pública na nossa região”, afirmou.

Histórico

Fundado em 15 de agosto de 1959, o HUJBB é referência estadual em doenças infectocontagiosas e desempenha papel estratégico na assistência, no ensino, na pesquisa e na inovação em saúde, no Pará e na Amazônia. Foi o primeiro hospital público do estado a adotar protocolo de atendimento para pacientes com covid-19 e, em 2022, construiu um plano de contingência para resposta à monkeypox, capacitando profissionais de diversas áreas para o atendimento e a prevenção.

A unidade oferece atendimento em especialidades como clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, oncologia, infectologia e pneumologia, sendo o único hospital público do estado com diagnóstico e tratamento para fibrose cística.

Sobre a Ebserh

O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

TEXTO: Elenita Araújo - Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de QualidadeODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo