O Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) iniciou, no mês de junho, o retorno gradual de seus atendimentos, e, a partir de 1º de julho, passa a receber 30% do quantitativo de pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O atendimento segue as normas de segurança do Ministério da Saúde e do Plano de Contingência institucional para evitar o contágio pela covid-19.
Pacientes já agendados que tiveram suas consultas de retorno suspensas por conta da pandemia estão sendo convocados pela equipe do SRAS para a continuação de tratamento, apresentação de exames ou reavaliação médica. Por mês, estão sendo oferecidas 240 consultas de retorno nas especialidades de Oftalmologia e Otorrinolaringologia. A partir do dia 1º de julho, o hospital começará a receber os pacientes agendados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), com quantitativo de 30%.
Demais atendimentos – Conforme o Plano de Contingência do Hospital, as cirurgias eletivas estão sendo realizadas em número limitado ao longo da semana, e a previsão é que haja aumento gradativo nas próximas semanas.
Em relação aos exames, apenas estão sendo realizados os exames de videolaringoscopia e fibronasolaringoscopia, sendo dois pacientes por dia, um para cada exame.
Ao mesmo tempo, pacientes com doenças raras, já cadastrados no hospital, estão fazendo acompanhamento a distância, em virtude de serem grupo de risco para a Covid-19.
Para mais informações, o Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (SRAS) do Bettina Ferro atende nos números 3201-7818/7820, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Referência – O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é referência estadual nas especialidades de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Doenças Raras. Recebe pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), vindos da atenção básica para o atendimento de média e alta complexidade.
Sobre a Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.
Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação Ebserh