Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza inaugura novo Centro Cirúrgico

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza inaugurou seu novo Centro Cirúrgico. No total, foram entregues quatro salas cirúrgicas, cinco enfermarias, uma Central de Material e Esterilização e setores de apoio. A inauguração contou com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; da superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), Regina Barroso; e da supervisora de Contratos e Gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Renata Vinha.

Contando com uma área total de 836 metros quadrados, a ampliação dos espaços abrangeu um bloco cirúrgico de 285 m², uma clínica cirúrgica com aproximadamente 330 m², uma Central de Material e Esterilização com 103 m², um setor de apoio diagnóstico com 87 m² e um setor de apoio à nutrição clínica com uma estrutura de 31 m², que atenderão a serviços de média e alta complexidade.

“Os nossos hospitais têm uma combinação importante entre um espaço de oferta de serviço e a escola. Então, cada espaço que a gente cria, a gente amplia os serviços e amplia o espaço de formação dos nossos estudantes, sejam eles da graduação ou da residência médica”, pontuou o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.

Complexo Hospitalar Universitário da UFPA – Formado pelos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, o Complexo Hospitalar Universitário da UFPA integra a Rede da Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra hospitais universitários no Brasil, com uma importância significativa ao Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no sentido de assistência, quanto para o ensino, a pesquisa e a extensão, como ressalta a superintendente do Complexo Hospitalar Universitário, Regina Barroso.

“Os hospitais universitários têm essa missão diferente dos demais hospitais, sendo importantes tanto no sentido de assistência, quanto no sentido de ser um espaço de ensino, pesquisa, inovação e também como campo de prática para todos os estudantes da Universidade, em qualquer instância, não só na área da saúde. A gente diz aqui, nos hospitais universitários, que nós podemos receber estagiários de qualquer parte, com todas as áreas, porque o hospital não é feito só de enfermeiros, médicos, e de demais profissionais da saúde”, disse Regina Feio Barroso.

Com 32 anos de história, hoje o Bettina Ferro é referência regional em oftalmologia, otorrinolaringologia e doenças raras. No hospital, as consultas, os exames, as cirurgias e os atendimentos multiprofissionais são realizados 100% pelo SUS.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo