A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci), deu início a mais um importante projeto no arquipélago do Marajó, o curso de Aperfeiçoamento para professores de turmas multisseriadas dos anos iniciais do ensino fundamental. A aula inaugural foi realizada no Campus Soure da UFPA, marcando o início de uma formação que abrangerá todos os municípios do Marajó.
Com base nos levantamentos realizados pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará – TCM/PA, diversas demandas foram identificadas nos municípios marajoaras, entre elas, a necessidade de capacitar os docentes que trabalham nas classes multisseriadas. O arquipélago do Marajó apresenta baixos índices de rendimento escolar, sobretudo na etapa de ensino em que a alfabetização e o letramento em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências se efetivam, em um cenário no qual a maioria das escolas rurais ou do campo, da rede pública, municipal e estadual, tem turmas multisseriadas, que são turmas em que um mesmo professor ministra aulas para estudantes de séries diferentes, todos no mesmo ambiente.
Assim, o curso tem o objetivo de compreender o potencial das turmas multisseriadas, no contexto local, valorizando os professores e capacitando-os para que sejam propositores de materiais didáticos específicos e que atendam às práticas de ensino e os processos de aprendizagem que empreendem nas turmas com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O projeto, realizado em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Arquipélago do Marajó (GAEPE), busca transformar os desafios das turmas multisseriadas em oportunidades pedagógicas significativas, valorizando o papel dos professores como mediadores do processo de ensino e aprendizagem.
Para a cerimônia de abertura, estiveram presentes o reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira; o diretor do Iemci, professor Eduardo Vieira; o coordenador do projeto, professor Hércio Ferreira; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Cezar Colares; a chefe de Educação do Unicef, Monica Pinto, e o prefeito de Soure, Carlos Augusto Gouvêa.
“Este projeto tem sido muito importante, porque o Tribunal de Contas tem autoridade do ponto de vista do controle financeiro e nós temos autoridade acadêmica. Quando essas duas autoridades se juntam, uma fortalece a outra, com a UFPA dando atenção acadêmica e o TCM/PA com a autoridade de controle, demonstrando a preocupação em observar se a execução financeira influencia na melhoria da qualidade da educação”, explica o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva.
Após a turma inaugural iniciada em Soure, o curso seguirá com novas turmas previstas para dezembro de 2024. A proposta é capacitar professores com uma formação consistente, baseada em pesquisa, extensão e ensino, para enfrentar a realidade das salas multisseriadas.
Compromisso com a educação marajoara – Com a oferta do curso, o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA assume o compromisso de criar possibilidades para uma formação continuada consistente, com professores que possuem experiência no ensino, na pesquisa e na extensão e tornaram o instituto uma referência em pesquisas na área de ensino na Amazônia, nos níveis da graduação e pós-graduação.
“Com este curso, o Iemci reafirma seu compromisso em levar formação continuada de excelência aos professores do arquipélago. Este é mais um passo para fortalecer a educação básica na região, onde queremos valorizar o potencial das turmas multisseriadas, transformando desafios em oportunidades de aprendizado para crianças e jovens marajoaras. Educar no Marajó é construir um futuro com mais oportunidades e menos desigualdades. E, a UFPA, por meio deste projeto, está aqui para fazer a diferença na vida de professores e estudantes da região”, ressaltou o diretor do Iemci, Eduardo Vieira.
O Iemci, ao longo de sua trajetória, já desenvolveu diversas iniciativas no Marajó, com formações continuadas e a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, o instituto também foi um importante parceiro no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que atendeu a dezenas de docentes da região. Sua expertise em áreas como a Educação Matemática, o Ensino de Ciências com foco na sustentabilidade e a Alfabetização em Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais diversificados tem possibilitado ações inovadoras, estabelecendo relações entre práticas pedagógicas, considerando os contextos ribeirinhos, rurais e urbanos das comunidades marajoaras.