O Instituto de Geociências (IG) oferta, desde 2004, e atualmente por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPRH), cursos de especialização na modalidade a distância. Para apresentar os cursos à comunidade, bem como reunir os atuais alunos, será realizado, nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, um encontro presencial na UFPA. A programação ocorre nos auditórios do IG e do Instituto de Ciências da Educação (ICED).
Por serem a distância, esses cursos atendem a um número expressivo de alunos. Em 2018, são 900 vagas distribuídas entre os cursos: Geominas, Bacias Sedimentares, Gestão Hídrica e Ambiental, Geomedicina, Rochagem e Remineralização de Solos e Formação de Professores de Geociências para a Educação Básica. Polos de atendimento estão sendo negociados para serem abertos em São Paulo, Porto Velho, Santarém, Marabá, Bragança e Recife.
Francisco de Assis Matos de Abreu, coordenador do programa, explica que os cursos de especialização têm duração de 18 meses, pois são programados para que o aluno estude 1h30 a 2h por dia, considerando que o público-alvo contempla principalmente profissionais que se encontram trabalhando. Além dos cursos de especialização e do Mestrado Profissional em Recursos Hídricos, são ofertados os “Modular Open On-line Courses (MOOC’S)”, abertos para todos os públicos. Em 2019, serão mais de 50 cursos MOOCs, com expectativa de atendimento de 2 mil alunos.
“Na especialização, existem os momentos presenciais em que cada um dos cursos traz os seus alunos para Belém, 4 vezes durante sua realização, para provas, encontros, discussões e, por fim, para a defesa da monografia, que deve ser presencial”, completa
Avanço – No dia 8 de novembro, o Conselho Nacional de Educação autorizou o ensino médio a ter até 20% da sua carga horária realizada a distância, se for no período diurno, e 30% se for noturno; já a educação de jovens e adultos pode ser preenchida em até 80% por educação a distância (EAD).
“O ensino fundamental no Brasil está se universalizando com taxas de atendimento ao redor de 95%. Já no ensino médio, estamos ao redor de 60%, e no ensino superior, em 18%. Então as ferramentas de EaD podem dar uma grande contribuição para aumentar esses índices, a partir do ensino médio, na graduação e na formação pós-graduada”, ressalta o professor.
Programação – Segundo Francisco Matos, além de divulgar o pograma para a comunidade interna da UFPA, o encontro visa atrair possíveis parcerias que ajudem a manter, ou mesmo ofertar, de forma gratuita, esses cursos profissionais, atualmente autossustentados.
No dia 29 de novembro, ocorrem as palestras “Apresentação dos Dados do Estudo Hidrogeológico sobre a Região Metropolitana de Belém”, às 14h, com a geóloga da Agência Nacional de Águas Maria Tereza Gaspar, e “O Sistema Terra e a Geologia na Moderna Escola Básica”, às 15h30, com o professor da Unicamp Celso Dal Ré Carneiro, ambas no auditório do IG.
Na manhã do dia 30, ocorrem a Sessão de Abertura, às 10h, as palestras “Formação Profissional: Histórico e Perspectivas no Instituto de Geociências/UFPA”, às 10h20, com o geólogo Francisco Matos, e “As Tecnologias de Informação e Comunicação em Apoio a Professores de Educação Básica: um olhar sobre o Projeto Geo-Escola”, às 11h10, com o professor Celso Dal Ré Carneiro.
Após as reuniões individuais de cada curso, na tarde da sexta feira, será realizada a abertura de sessão de pôster, com uma mostra das dissertações de mestrado produzidas no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPRH/UFPA), e diversas informações sobre especializações e MOOCs, com coquetel e apresentação musical. A confraternização ocorre no Auditório Foyer do IG.
Serviço:
Encontro dos Cursos de Formação Profissional do IG
Data: 29 e 30 de novembro de 2018
Local: Auditórios do IG e do ICED – UFPA
Hora: início às 14h e às 10h30
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes