Divulgar e incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão, considerados como os tripés da Universidade Federal do Pará (UFPA), e também talentos, por meio da fotografia e poesia. Essas foram as principais finalidades da II Mostra Científico-Cultural do Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que teve como tema "O Complexo Hospitalar no cuidado integral ao ser humano". O evento aconteceu paralelamente ao I Fórum de Pesquisa, nos últimos dias 16 e 17, na Unidade João de Barros Barreto. Ainda na programação, houve a I Corrida e Caminhada da Saúde, no último sábado, 19, da qual 150 pessoas participaram, com largada e chegada na Unidade Bettina Ferro de Souza, na UFPA, Campus Guamá.
Segundo a coordenadora geral e chefe do setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo, Simone Conde, a II Mostra – que trouxe ainda mesa de abertura, mesa-redonda, painel, audiovisual e momentos musicais – contou com 123 inscritos, tendo 55 trabalhos com temas livres destinados à área Extensão (21 trabalhos inscritos e 21 apresentados), Pesquisa (18 inscritos e 17 apresentados) e Ensino (16 inscritos e 14 apresentados), além da área cultural – Fotografia e Poesia.
Missão – O reitor Emannuel Tourinho destacou a importância das instituições hospitalares promoverem atividades para discutir o ensino, a pesquisa e a extensão. "Somos hospitais-escola e temos atribuições que vão além da assistência à população, por haver neles produção de conhecimento, essencial para a nossa região. O Barros Barreto e o Bettina avançam nesse aspecto, então, temos que celebrar e socializar o que é produzido nessas unidades e discutir os novos desafios para cumprirmos bem a nossa missão. Fiquei surpreso com a exposição fotográfica e de poesia, porque, além das competências profissionais, há talentos artísticos, fundamentais para que se crie um ambiente de interação e coesão", enfatizou o reitor.
Para o superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Amorim, a programação destacou-se por agregar, em um mesmo espaço, talentos científicos e culturais, revelando a intensa produtividade nas dependências das unidades de saúde universitárias. Disse, ainda, que, apesar da crise econômica, é "gratificante observar funcionários, docentes e alunos revelarem seus conhecimentos", elogiou o gestor, que também homenageou concursados da Ebserh que iniciaram as atividades no Complexo este mês.
O secretário de Saúde do Município de Belém, Sérgio Figueiredo, reiterou a parceria entre órgão municipal e o Complexo Hospitalar. "Estamos de portas abertas para o Complexo para que, apesar das dificuldades, seja oferecido o melhor serviço na área da saúde à população de Belém", afirmou o titular da Sesma.
Produções – Ainda de acordo com a coordenação do evento, a maioria das produções da Mostra originou-se na própria comunidade hospitalar (Barros e Bettina), houve também autorias de professores de outras faculdades da UFPA e até de quem não faz parte do corpo docente e funcional. As produções tiveram direito à certificação e constarão nos Anais da Mostra, garantindo valorização do currículo acadêmico. A exposição de fotografias e poesias itinerante ficou livre para apreciação e avaliação de todos, no hall do Centro de Estudos do Barros.
Melhores trabalhos – O melhor trabalho avaliado pela Banca Examinadora na categoria Extensão foi "Educação em saúde sobre alimentação saudável para o paciente portador de doenças de chagas", pelos autores Clarissy Palheta de Sena (relatora), Priscyla Souza de Lima, Lilian Pereira da Silva Costa, Daniela de Alencar da Silva e Ana Carolinny da Costa Silva.
A categoria Ensino teve "Intercâmbio nacional da residência em atenção ao paciente crítico da UFPA: o cuidado sem fronteiras", por Celyce Agrassar da Silva (relatora), Bruna Roberta Paixão dos Santos, Danielle Oliveira Maciel, Elza Sara Maués Pena e João Gabriel Gursen Pinto.
Na categoria Pesquisa, foi "Capacidade funcional, qualidade de vida e controle postural em idosos com doença pulmonar obstrutiva crônica", pelos autores Clara Narcisa Silva Almeida (relatora), Rayane Alves da Costa, Juliana Figueiredo Ferreira, Victória Brioso Tavares e Laura Maria Tomázi Neves. Já na melhor Fotografia, o vencedor foi Pedro Paulo da Silva Costa, com o tema "Indissociabilidade: assistência, empatia, ensino, fantasia, pesquisa, fé, extensão e amor – Cuidar é insistir, repartir, persistir e nunca desistir". A melhor Poesia ficou com "Isso é Pediatria", de Ulisses Tavares de Arruda.
Corrida e Caminhada da Saúde – A I Corrida e Caminhada da Saúde encerrou a programação na manhã de sábado, 19, com largada e chegada no Bettina. Participaram 150 pessoas, entre elas estavam funcionários, residentes e preceptores dos Hospitais Bettina Ferro e Barros Barreto, além de participantes da Mostra e um grupo de corredores. O vencedor do trajeto foi o professor de Educação Física e também corredor de rua Célio Lobato, 55 anos, que fez o percurso em 20 minutos e 4 segundos.
Texto e fotos: Cleide Magalhães, Edna Nunes e Silvia Giese – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.