O Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará (ProfHistória/UFPA) e o Grupo de Pesquisa “Os governos militares na Amazônia entre Memórias e a História” realizarão, entre os dias 3 e 5 de junho, o II Seminário de História 1969, com o tema “10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978) ”. A programação ocorrerá nos auditórios do Campus Básico da UFPA, em Belém, e tem como objetivo debater os anos em que o Ato Institucional nº 5 (AI-5) esteve em vigor, no regime militar.
“É interessante fazer um balanço desses 10 anos, porque é um debate atual, quando uma parte da juventude, uma parte da população brasileira acreditam que não houve ditadura e precisa rever essa historiografia”, explica a professora Edilza Fontes, coordenadora do seminário. O seminário também irá tratar o controle imposto pelos militares, que acarretaram em graves violações dos Direitos Humanos.
O evento também marcará o lançamento do site Memorial César Moraes Leite, um acervo de documentos digitalizados, que incluem mais de 200 mil digitalizações de jornais paraenses no período militar. Além deles, também serão disponibilizados documentos oficiais, correspondências e fotografias.
Inscrições – Interessados em participar do seminário devem acessar o site do evento e cadastrar-se na plataforma. A taxa de inscrição é de 15 reais. Haverá certificação de 30 horas.
A inscrição de trabalhos sobre a temática nos simpósios se encerrou no dia 30 de maio. As normas podem ser consultadas aqui.
Serviço:
II Seminário de História 1969: 10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978)
Data: de 3 a 5 de junho
Local: Campus Básico da UFPA
Inscrições: aqui
Programação completa: aqui
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação