Visando fechar possíveis parcerias, promover um intercâmbio interinstitucional e proporcionar uma troca de conhecimento com a comunidade universitária, o Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, em parceria com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais, recebe, nos dias 15, 16 e 19 de junho, a visita dos professores poloneses Maria Sienko e Pawel Zagorsky, atuantes na área de linguagem na Universidade de Lubin.
Proporcionada pelo Programa Erasmus+ & Polônia, a visita dos docentes poloneses é vista como uma oportunidade de expansão dos conhecimentos tanto para a área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras quanto para a área da tradução, que é uma área da linguística que está começando a se destacar na UFPA. De acordo com o professor Johwyson Rodrigues, diretor adjunto do ILC, a expectativa é que, por meio desta iniciativa, possa haver, ainda, algum tipo de parceria futura entre universidades, já que esta é uma das ações base para o processo de internacionalização da UFPA.
“Com a visita, a comunidade universitária poderá conhecer um pouco sobre a Universidade de Lubin e as possibilidades de intercâmbio para a Polônia, além de gerar possíveis parcerias entre docentes e discentes em projetos de pesquisa conjuntos, que possam culminar na criação de produção científica publicada de forma interinstitucional”, explica o professor Johwyson Rodrigues.
Programação – As palestras possuem um caráter informal e vão ocorrer no auditório do ILC, localizado no Setor Básico do Campus Guamá. Realizadas pela professora Maria Sienko, especialista em ensino-aprendizagem da língua inglesa e em recursos administrativos, e pelo professor Pawel Zagorsky, especialista em tradução e interpretação, e abertas a todos os interessados na área de pesquisa dos professores, as palestras começam no dia 15, das 15h às 17h, com a abordagem sobre o ensino e o dia a dia na Polônia. No dia 16, das 9h às 11h, o professor Pawel Wit Zagórski vai falar sobre os desafios interculturais na era da aldeia global. E, das 15h às 17h, a professora Maria Sienko realizará a palestra How not to get fooled by your own brain? Encerrando as atividades no dia 19, das 15h às 17h, a professora Maria Sienko vai debater How to make learning more effective.
As palestras serão realizadas na língua inglesa, portanto é preciso que os(as) participantes tenham fluência mínima nesse idioma. O evento é gratuito e as inscrições serão realizadas no local das palestras. Ao final das atividades, haverá emissão de certificados aos participantes.
Serviço:
Palestras com professores poloneses do Programa Erasmus+
Data: 15, 16 e 19 de junho
Local: Auditório do ILC, Setor Básico do Campus Guamá
Evento gratuito e aberto à comunidade universitária
Texto: Isabelly Risuenho – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação