Estão abertas as inscrições para a I Jornada Acadêmica de Etnodiversidade. O evento será realizado no Campus de Altamira, entre os dias 1º e 5 de julho. O evento é realizado pela Faculdade de Etnodiversidade (Facetno) da UFPA. A jornada visa integrar pesquisa, ensino e extensão nas áreas da Educação do Campo e Etnodesenvolvimento, promover debates relacionados com a Educação Diferenciada, Ensino e Etnodiversidade, e Formação de Professores. As submissões de trabalho para o evento já estão abertas e vão até o dia 13 de junho.
“A importância do evento está ligada à nossa luta frente aos desafios dos territórios educacionais da Amazônia, tendo em vista as demandas pela educação diferenciada, garantida em lei; a memória, a identidade e os conflitos territoriais da região; do diálogo necessário entre ensino e etnodiversidade; da demanda por formação específica de professores/as do campo e da floresta; das perspectivas do etnodesenvolvimento pelo reconhecimento e pela valorização dos saberes e das práticas das populações tradicionais, das camponesas, dos quilombolas e dos povos indígenas”, explica o professor Reinaldo Marchesi, da comissão organizadora do evento.
A programação será composta de atividades que englobam o II Encontro Acadêmico da Etnodiversidade, o I Encontro dos Estudantes de Educação do Campo da Transamazônica e Xingu, o Encontro do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e o Encontro dos alunos da pós-graduação.
Submissão de trabalhos – O período para submissão de resumos para apresentação de trabalhos também está aberto até o dia 30 de maio. Os trabalhos inscritos podem ser oriundos de resultados de pesquisa, relatos de experiência, atividades desenvolvidas no Tempo Comunidade e nos estágios supervisionados, experiências nas comunidades tradicionais e resultados de Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos (TCC).
Serão aceitos estudos nos seguintes eixos temáticos: memória, identidade e conflitos territoriais; educação diferenciada; ensino e etnodiversidade; formação de professores; etnodesenvolvimento, saberes e práticas de populações tradicionais, camponesas e povos indígenas; e Educação e modos de vida de populações tradicionais, camponesas e povos indígenas. As submissões podem ser realizadas aqui, e o resultado das avaliações será divulgado no dia 13 de junho.
Programação – No primeiro dia, das 8h às 18h, será feita a recepção dos participantes e o credenciamento. Das 19h às 21h, será a abertura oficial do evento com a presença do professor Miguel Arroyo, Coordenação do Campus de Altamira, Direção da Faculdade de Etnodiversidade, coordenações do Curso de Educação do Campo e Etnodesenvolvimento, representantes de Movimentos Sociais e representantes discentes.
No segundo dia, das 8h às 12h, haverá uma aula pública. Das 14h às 18h serão realizados minicursos e oficinas. Às 19h haverá uma apresentação cultural ainda a definir. No terceiro dia, das 8h às 12h, serão feitas Comunicações Orais. Das 14 às 16h, as apresentações de pôsteres, e das 16h15 às 18h ocorrerá uma Roda de Conversa com os estudantes.
No penúltimo dia, das 8h às 12h, ocorrerá a palestra “Assistência Estudantil: garantia de permanência para povos e comunidades tradicionais”. Das 14h às 18h, a mesa-redonda “As pesquisas em Educação Diferenciada”. Às 19h ocorrerá outra apresentação cultural.
No último dia, das 8h às 10h, será realizada plenária do Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e das 10h15 às 12h será o encerramento da Jornada e entrega de certificados aos participantes.
Serviço:
I Jornada Acadêmica de Etnodiversidade
Local: campus de Altamira da UFPA
Data: de 01º a 05 de julho
Inscrições: site do evento
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação