Inscrições abertas para cursos técnicos e de especialização profissional técnica da Escola de Música e da Escola de Teatro e Dança

A Escola de Música (Emufpa) e a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), da Universidade Federal do Pará, iniciaram as inscrições para o Processo Seletivo voltado aos cursos técnicos e de especialização profissional técnica presenciais de 2026 (PS CTEPT UFPA 2026). Com mais de seis décadas de tradição, as escolas são referências regionais em formações técnicas nas áreas da música, das artes cênicas e da dança. Neste processo seletivo, a UFPA, por meio da Emufpa e da Etdufpa, oferece vagas a estudantes que estejam cursando e/ou que já tenham cursado o ensino médio e desejam seguir carreira artística.

Este ano, serão ofertadas trezentas e cinquenta e cinco (355) vagas divididas entre os seguintes cursos: Técnico em Instrumento Musical; Técnico em Canto, Técnico em Composição e Arranjo; Técnico em Regência; Especialização Profissional Técnica em Instrumento Musical; Técnico em Cenografia; Técnico em Dança – Dança Clássica; Técnico em Dança – Intérprete-Criador; Técnico em Figurino Cênico; e Técnico em Teatro. 

Os cursos técnicos oferecidos preparam estudantes com habilidades práticas e teóricas para o mercado de trabalho, enquanto os cursos de especialização técnica visam aprofundar o conhecimento dos profissionais das áreas especificadas, de modo a aumentar o diferencial competitivo dos formandos. 

Como se inscrever – Os interessados que desejarem realizar a inscrição no Processo Seletivo devem fazê-la exclusivamente por meio do site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), das 14h do dia 31 de outubro de 2025 até às 17h do dia 13 de novembro de 2025. 

A UFPA garante a isenção da taxa de inscrição aos participantes que cursaram ou estiverem cursando o ensino fundamental II (para os cursos técnicos concomitantes) ou o ensino médio (para os cursos técnicos subsequentes e especializações profissionais técnicas) integralmente em escolas da rede pública ou em escolas da rede privada, desde que com bolsas de estudos. Os candidatos que atenderem aos requisitos da isenção, conforme o disposto no edital, devem solicitá-la no ato da inscrição, no período das 14h do dia 31 de outubro de 2025 até às 17h do dia 5 de novembro de 2025.

Para os candidatos que tenham cursado o ensino fundamental II ou o ensino médio em escolas da rede privada sem bolsas de estudo, haverá cobrança de taxa de inscrição, no valor de R$100 (cem reais). O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 19 de novembro de 2025, respeitando o horário limite de recebimento de pagamentos definido pela instituição bancária responsável pelo recolhimento dos valores.

Reservas de Vagas – No ato da inscrição, é fundamental que o(a) participante esteja atento à escolha do grupo de vagas para o qual deseja concorrer, pois, a depender do perfil do(a) candidato(a), haverá a necessidade de apresentar documentos comprobatórios específicos.

Conforme a legislação, 50% das vagas ofertadas são reservadas para candidatos que, de forma integral, cursaram o ensino médio em escolas públicas, comunitárias, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Incluem-se também aqueles que obtiveram certificado de conclusão por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de outros exames de certificação de competência para jovens e adultos, promovidos pelos sistemas estaduais de ensino. Os 50% restantes são destinados à Ampla Concorrência e haverá dez vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD). 

Candidatos(as) que se inscreverem como cotistas nos grupos Escola (cota E) e/ou Renda (cota R) devem, obrigatoriamente, comprovar essa condição junto à Banca de Análise Documental. Já os(as) candidatos(as) que optarem por concorrer às vagas destinadas a pessoas de cor preta, pessoas negras de cor parda, pessoas indígenas (cota PPI) e pessoas quilombolas (cota Q) terão sua autodeclaração verificada pela Banca de Heteroidentificação ou Banca de Verificação da Declaração de Pertencimento após a divulgação do resultado.

Processo Seletivo –  A seleção ocorrerá por meio de provas práticas, que estão marcadas para os dias 19 de dezembro de 2025, para os cursos da Escola de Música, 20 e 21 de dezembro de 2025, para os cursos da Escola de Teatro e Dança, no horário e locais registrados nos cartões de inscrição dos(as) candidatos(as). Há, ainda, a possibilidade de ser realizada uma pré-seleção, anterior às provas, em caso de necessidade. 

O participante que necessitar de atendimento especial para as avaliações presenciais deverá solicitá-lo durante o ato da inscrição, no período de 31 de outubro a 13 de novembro de 2025. Nos dias das avaliações presenciais, é recomendado que o participante esteja no local 30 minutos antes do início da prova, com documento de identificação oficial com foto e cartão de inscrição impresso. Após o início da seleção, o acesso dos inscritos às dependências dos espaços não será mais permitido. Conforme o edital, a previsão é que os resultados preliminares do Processo Seletivo 2026 sejam divulgados no dia 8 de janeiro de 2026. 

Para mais detalhes, consulte o edital do PS CTEPT UFPA 2026.

Serviço:

Processo Seletivo da Escola de Música e Escola de Teatro e Dança da UFPA 2026

Inscrições: das 14h do dia 31 de outubro de 2025 até às 17h do dia 13 de novembro de 2025

Solicitação de isenção: das 14h do dia 31 de outubro de 2025 até às 17h do dia 5 de novembro de 2025

Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de novembro de 2025

Edital do PS CTEPT 2026 

Mais informações, acesse a página do PS CTEPT 2026

TEXTO: Gabriela Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo