A Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará seleção para a primeira turma da Especialização em Gestão da Informação Arquivística. Haverá reserva de 30% das vagas para servidores e alunos da UFPA, além de pessoas com baixa renda. As inscrições serão realizadas até 18 de outubro, na área de cursos do site da Fadesp, conforme edital (acesse aqui). O curso é destinado a graduados (bacharelado, tecnólogo ou licenciatura) de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Museologia, História e de áreas afins.
Inscrições – Os interessados devem pagar o boleto de R$ 40,00, gerado a partir do site, preencher e enviar o formulário com Currículo Vitae, cópia de RG, de CPF e de diploma, para o e-mail gia.ufpa@gmail.com.
Os candidatos à reserva de vagas (cinco para servidores e alunos da UFPA que comprovarem não ter condições de pagar; e dez para as demais pessoas com renda de até dois salários mínimos) devem preencher o formulário e enviar para o referido e-mail o currículo, o comprovante de renda e o pré-projeto.
Seleção – A escolha será realizada de 19 a 20 de outubro e terá como etapas a análise do currículo, a entrevista e a avaliação da carta de intenções de pesquisa – no caso dos cotistas, será avaliado o pré-projeto sobre o tema "Gestão da Informação Arquivística". O resultado será divulgado no dia 28 de outubro, e as aulas começarão no dia 1º de novembro deste ano.
Como é autossustentável, o curso estabelece pagamento de mensalidade de R$ 370,00. A carga horária é de 360 horas, sendo 260 teóricas e 100 práticas. As aulas terão regime semipresencial (parte é presencial e parte é a distância) e serão ministradas por corpo técnico da UFPA. Todas as exigências e demais informações estão no edital.
Formação – o objetivo do curso é formar especialistas em Gestão da Informação Arquivística, com capacitação dos profissionais das áreas de gestão, organização, preservação e controle de informação para uma atuação qualificada nas instituições públicas e privadas, em níveis regional e nacional.
A expectativa é de que a oferta do curso ajude a fortalecer o exercício da pesquisa como prática relevante para a atuação institucional e profissional nas mais variadas instituições custodiadoras, gestoras e produtoras de acervos arquivísticos e também ajude a formar quadros qualificados para a continuidade e o aprofundamento da formaçãoo profissional em cursos stricto sensu.
Texto: Divulgação
Foto: Reprodução / Google