Inscrições abertas para Seminário Nacional da Rede Universitas-BR

Com o título “Políticas e direito à educação superior: Qual agenda?”, o 31º Seminário Nacional da Rede Universitas/BR será realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFPA) no período 26 a 28 de junho de 2024. O evento terá por temática central a análise das políticas de educação superior, no Brasil, visando discutir a agenda para a educação superior brasileira diante das mudanças econômicas, políticas, sociais e das reformas institucionais em curso com vistas a compreender seus impactos para a garantia do direito da população a esse nível de ensino.

Os debates propostos no Seminário estarão voltados para a discussão das mudanças em curso no papel do Estado e adoção de políticas voltadas à reconfiguração da educação superior e, consequentemente, suas repercussões para a ampliação do direito à educação superior, considerando o contexto de crise mundial e do capitalismo brasileiro. Adicionalmente, pretende discutir o financiamento das universidades públicas, tendo em vista que retrocessos nesse campo trazem riscos de diferentes naturezas, como, por exemplo, aqueles relativos à atuação dos docentes na esfera pública, com destaque para a ambiência universitária.

O evento justifica-se pela importância e necessidade da discussão sobre o marco legal de ciência, tecnologia e inovação, de maneira a problematizar a privatização da produção do conhecimento e a desestruturação da carreira dos docentes das instituições públicas de educação superior, considerando o contexto da crise brasileira. Nesse contexto, terão destaque a discussão do novo Plano Nacional de Pós Graduação (PNPG) e das políticas de C&T e Inovação, sua regulação e financiamento.

UFPA – O seminário caracteriza-se como uma oportunidade de agregar investigadores, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores em estágio pós-doutoral em torno da temática da educação superior, em especial sobre a questão do direito à educação superior pública no contexto da crise brasileira, que vêm se constituindo numa preocupação das políticas nacionais e internacionais no contexto da sociedade mundializada e sua relação com a produção do conhecimento e da ciência.

A submissão de trabalho (resumo ampliado) será gratuita e estará aberta até o próximo dia 27 de abril. As propostas deverão ter, no mínimo, 4 (quatro) e, no máximo, 6 (seis) páginas (incluindo tabelas e/ou figuras e as referências bibliográficas) e devem tratar de estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência relacionados aos eixos temáticos do evento: Política econômica e financiamento da educação superior no Brasil; Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção; Práticas de avaliação, indicadores, performatividade, novo perfil dos estudantes e dinâmica de tomadas de decisões pelas instituições; O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras; Acesso, permanência e evasão de estudantes da educação superior pública e sua interface com demandas do ensino médio público, na perspectiva da inclusão; Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento; Educação superior do campo, formação de professores e suas contribuições para as políticas de educação superior e para o desenvolvimento do campo e da sociedade brasileira; Ou novos modos de regulação, tendências em construção e trabalho docente na educação profissional tecnológica;

Para submeter trabalho é necessário que todos/as autores/as tenham efetuado inscrição no XXXI Seminário Nacional da Rede Universitas/Br. Só serão aceitos os trabalhos que pelo menos um/a autor/a atenda a um dos seguintes critérios: a) Integrar a Rede Universitas/Br; b) Ser pesquisador/a ou estudante da educação superior com vínculos com instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no estado do Pará. Nesse caso, poderá enviar apenas 1 trabalho, seja na condição de autor ou co-autor.

Maiores informações, acesse o site do evento: https://www.31universitas.com.br/

TEXTO: Organização do evento