Inscrições abertas para vagas na Casa Estudantil do Campus Belém para discentes de cursos da modalidade intensiva (intervalar)

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), divulgou o Edital 07/2023 SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para o Programa Casas de Estudantes Universitários (Proceus/UFPA) destinado à concessão de vagas na Casa do Estudante Universitário da UFPA – Campus Belém para discentes de cursos de modalidade intensiva (intervalar). O período de inscrição será de 26 de junho a 4 de julho de 2023 pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – Sigaest

O Programa Ceus/UFPA objetiva assistir discentes de graduação da modalidade presencial da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com vistas a assegurar moradia estudantil durante o tempo regular, até a integralização do curso, além de também  proporcionar acolhimento e condições habitacionais adequadas à permanência e desenvolvimento acadêmico satisfatório, com a inserção social do(a) discente ao pleno exercício de cidadania.

A vigência da vaga será de quatro (04) meses (julho e agosto/2023 e janeiro e fevereiro/2024) para o(a) candidato(a) de curso intensivo (intervalar), podendo ser renovada.

Quem participa – Podem participar deste processo seletivo para as vagas na Ceus/UFPA/BELÉM estudantes regularmente matriculados(as) e frequentes em curso de graduação na modalidade intensiva (intervalar) presencial na UFPA, no Campus de Belém da UFPA, com prioridade para quem esteja cursando a primeira graduação. É necessário estar inscrito no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST) e apto a ele.

Para participar, as(os) discentes devem possuir renda per capita de até um e meio (1,5) salário mínimo vigente; ter endereço de origem em município distinto dos municípios que constituem a Região Metropolitana de Belém – RMB (Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará); não possuir casa própria localizada na Região Metropolitana de Belém e não ter pai/mãe/responsável/cônjuge residente e/ou proprietário de imóvel(eis) na Região Metropolitana de Belém.

Como se inscrever – Somente estudantes inscritos no Cadastro Geral de Assistência Estudantil e aptos(as) a ele podem solicitar vaga na Ceus/UFPA. A inscrição para o processo seletivo deverá ser realizada no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – Sigaest, no período de 26 de junho a 4 de julho de 2023.

Para realizar a inscrição, deve-se acessar o Sigaest com CPF e senha cadastrada, clicar em “inscrições abertas”; clicar em “iniciar inscrição” na aba “PROCEUS – Vaga na CEU Belém 2023”;  ler e declarar estar ciente dos Termos de Veracidade e Concordância; então o cadastro do CADGEST será importado automaticamente; clicar em “Justificativa” e informar/digitar a motivação de solicitação de vaga na CEU – Belém; clicar em “concluir e enviar para análise”, sendo assim efetivada a inscrição no processo seletivo.

Em nenhuma hipótese, será realizada a reabertura da inscrição após a finalização desta pelo(a) candidato(a) no Sigaest, durante e/ou após o período de inscrições, conforme o cronograma disposto no edital.

Impedimentos –  Não serão assistidos(as) por este Edital 07/2023/SAEST/UFPA o(a) candidato(a) já assistido(a) por Auxílio Moradia, estudante vinculado(a) a curso de graduação em modalidade de ensino a distância (EaD), aluno(a) de graduação ofertada no âmbito de contrato especial da UFPA com governos (federal, estadual ou municipal), a exemplo do Programa Forma Pará, Programa de Formação de Professores (Parfor), Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e outros de mesma natureza, discentes com pendências de prestação de contas, a exemplo dos auxílios: Moradia, Kit Acadêmico, Inclusão Digital, Apoio à Viagem Acadêmica (AVA), Primeira Infância (creche), Instruir, SCDP/UFPA (diárias e passagens), Projeto Prolínguas e outros de mesma natureza, e ex-morador da Ceus que tenha sido desligado por penalidade de exclusão, conforme prevê o Regulamento das Ceus/UFPA.

A Saest/UFPA não se responsabilizará por falhas ocorridas nos equipamentos utilizados pelos(as) candidatos(as) que impossibilitem a transferência de dados ou por falhas de conexão da Internet que impossibilitem o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Serviço:

Edital do Programa Casas de Estudantes Universitários (Proceus/UFPA)

Inscrição: de 26 de junho a 4 de julho de 2023

Plataforma: www.sigaest.ufpa.br

Acesse o edital

Texto e arte: Assessoria Saest/UFPA

ODS 1 - Erradicação da PobrezaODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis